Foi aula mesmo que você disse?

A aula do currículo escolar ao currículo algorítmico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-36

Palabras clave:

Análise do Discurso, Ensino no YouTube, Currículo Algorítmico

Resumen

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise acerca dos deslocamentos em torno do significante aula, a partir da noção de currículo algorítmico. Com base na Análise do Discurso materialista, traçamos uma relação entre o currículo escolar e o currículo algorítmico, buscando aprofundar o entendimento acerca deste que entendemos como um novo modelo curricular, próprio dos espaços enunciativos informatizados – EEI. Desta forma, conseguimos (re)pensar (n)os sentidos de aula e seus deslocamentos quando se trata de uma aula em um EEI e, mais especificamente, no YouTube, estabelecendo, assim, um olhar crítico para a relação de imbricação que acontece entre discurso pedagógico e discurso publicitário nesse espaço, pensando nos limites daquilo que se considera como uma aula e no que permite que um vídeo do YouTube possa ser caracterizado como uma aula.

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Biografía del autor/a

Lucas Alves Selhorst, UNISUL

Doutorando em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGCL - Unisul).

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Publicado

2024-08-26

Cómo citar

SELHORST, L. A. Foi aula mesmo que você disse? A aula do currículo escolar ao currículo algorítmico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1836, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-36. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71837. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Artículos