O processo de construção do texto escrito de um ponto de vista cognitivo-discursivo
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-31Palabras clave:
Escrita, Processo, Cognição, Discurso, ResenhaResumen
Neste artigo, buscamos refletir sobre o texto enquanto um trabalho processual que demanda esforço e envolve diversas etapas. Ancoradas teoricamente no Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2015 [1930-1936]; 2016 [1952-1953]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]; 2019 1930]), para quem a linguagem é viva e dialógica, apresentamos uma proposta de modelo de processamento da escrita, assumindo a ideia de que um texto escrito é sempre elaborado no fenômeno social da interação discursiva e, dessa forma, mais do que etapas distintas, abrange aspectos históricos, ideológicos, cognitivos, textuais e discursivos. Os dados que analisamos, relacionados ao processo de construção de uma resenha acadêmica elaborada por uma estudante universitária, mostram que não se pode falar em processamento textual sem levar em consideração o contexto situacional, os campos de atuação humana, os gêneros do discurso, as relações dialógicas, além da mobilização de conhecimentos e das próprias etapas de escritura. Além disso, o material de análise comprova que apenas com trabalho e esforço é possível produzir um texto escrito.
Descargas
Métricas
Citas
BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. Organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015 [1930-1936].
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952-1953].
BRANDÃO, R. de O. Apresentação. In: ZULAR, R. (org.). Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002. p. 9-12.
FABRE, C. La linguistique génétique: une autre entrée dans la production d’écrits. Repères, Paris, n. 4, p. 49-58, 1991. DOI https://doi.org/10.3406/reper.1991.2033
FIAD, R. S. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso. Tubarão – SC, v. 13, n. 3, p.463-480, set./dez. 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S1518-76322013000300002
FLOWER, L.; HAYES, J. R. A cognitive process theory of writing. College Composition and Comunication, v. 32, n. 4, p. 365-387, 1981. DOI https://doi.org/10.2307/356600
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas: IEL/ UNICAMP, n. 9, p. 5-45, 1987.
HAYES, J. R.; FLOWER, L. S. Identifying the Organization of Writing Processes. In: GREGG, L. W.; STEINBERG, E. R. Cognitive Processes in Writing. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1980. p. 3-30.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
KOCH, I. G. V; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 18. ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
LISPECTOR, C. Clarice Lispector: entrevistas. Organização de Claire Williams; preparação de originais e notas biográficas de Teresa Montero. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
LISPECTOR, C. Clarice Lispector: outros escritos. Organização de Teresa Montero e Lícia Manzo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
PASSARELLI, L. M. G.. Ensino e correção na produção de textos de escolares. São Paulo: Cortez, 2012.
PEREIRA, M. H. de M. Tinha um gênero no meio do caminho. A relevância do gênero para a constituição do estilo em textos de escolares. 2005. 276f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005.
PRADO, A. C. D. R. P. Participação, negociação e escolhas: como acontece a escrita conjunta no processo de construção de uma resenha? 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019. DOI https://doi.org/10.54221/rdtdppglinuesb.2019.v7i1.163
TOLKIEN, C. Prefácio. In: TOLKIEN, J. J. R. O Hobbit: ou lá e de volta outra vez. Tradução de Reinaldo José Lopes. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2019.
VOLÓCHINOV, V. Estilística do discurso literário I: O que é a linguagem/língua? In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1930].
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929].
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Anne Carolline Dias Rocha Prado, Márcia Helena de Melo Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.