O autor de livros didáticos e o professor de língua materna em paratextos editoriais (1936-1962)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-30

Palabras clave:

Livros didáticos, Paratextos editoriais, Formação de professores

Resumen

Neste artigo, investigo os modos que a Companhia Editora Nacional encontrou para participar das discussões sobre a formação de professores entre os anos 1930 e 1960, momento em que, no Brasil, se institucionalizavam tanto o ensino secundário quanto o superior. Parto da hipótese de que, ao apresentar autores de livros didáticos de português por meio de recursos gráfico-linguísticos dotados de força ilocucionária, a editora instaurava, também, representações do professor modelar de língua materna. Meu objetivo é, portanto, analisar e descrever os paratextos editoriais destinados à apresentação dos autores dos livros didáticos e, estabelecer, a partir deles, possíveis representações do professor modelar. O material compreende quatro livros que, no período investigado, tiveram destaque no meio educacional: Compêndio de língua portuguesa e Manual de língua portuguesa, de Artur de Almeida Torres; e Português para o ginásio e Português para o colégio, de José Cretella Júnior. Como arcabouço teórico, recorro a uma abordagem discursiva de linha francesa, que reconhece, na produção de sentido no discurso e na história, o caráter de prática social das semioses e, por essa via, a performatividade generalizada da linguagem. A metodologia consiste na descrição dos paratextos seguida da análise dos atos de linguagem realizados por meio deles no curso do debate sobre a formação docente. Os resultados obtidos mostram que, ao apresentar seus autores, a Nacional ora delimitou um conjunto seleto de professores autodidatas, legitimados por instituições de ensino tradicionais e grupos intelectuais; ora reclamou a necessidade de professores licenciados e concursados, legitimados por instâncias oficiais e burocráticas.

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Biografía del autor/a

Cristian Henrique Imbruniz, USP

Doutorando no programa de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP/Brasil) e pesquisador convidado no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales, (EHESS/França).

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Publicado

2023-07-06

Cómo citar

IMBRUNIZ, C. H. O autor de livros didáticos e o professor de língua materna em paratextos editoriais (1936-1962). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1730, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-30. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/69150. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos