Reflexões teórico-práticas sobre o ensino de variação linguística em língua portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL50-v16n2a2022-10

Palabras clave:

Ensino de língua portuguesa, Sociolinguística educacional, Pedagogia da variação linguística, Produção de tiras, Ensino de língua portuguesa. Sociolinguística educacional. Pedagogia da variação linguística. Produção de tiras. Norma e variedades linguísticas.

Resumen

Este artigo traz uma reflexão sobre o fenômeno da variação e normas linguísticas empregadas na sociedade a partir de embasamento teórico da pedagogia da variação linguística e norteada pelas orientações de documentos oficiais brasileiros atuais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) com relação às perspectivas associadas. A discussão está embasada em uma proposta de ensino efetivamente realizada em que alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir do contato com os conceitos de variação linguística, se apropriaram desses conhecimentos e produziram tiras, incorporando vivências de interação social em suas produções textuais. Os personagens escolhidos para a elaboração e aplicação da proposta são da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz. Para o desenvolvimento das atividades foram adotados os procedimentos da pesquisa- ação (THIOLLENT, 1986) cuja metodologia articula a produção de conhecimentos com a ação educativa. O objetivo deste trabalho é evidenciar uma proposta de  ensino  efetiva  que aborde a língua como um fenômeno variável por meio do gênero tiras. Para isso, fundamentamo-nos em pesquisas científicas que enfocam um ensino de base sociolinguística, tais como Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Faraco (2008), Bagno (2007, 2013); Coelho et al. (2015) e Silva (2001).  Ao analisar as tiras produzidas pelos discentes, objetivamos evidenciar suas percepções  em relação à língua como um fenômeno heterogêneo e corroborar a eficácia de propostas de ensino pautadas na perspectiva científica da sociolinguística educacional.

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Biografía del autor/a

Gilberto Antonio Peres, SEEMG

Mestre em Letras (PROFLETRAS – UFU). Professor da Secretaria de Estado de Minas Gerais

Simone Azevedo Floripi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); PROFLETRAS - UFU

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

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Publicado

2022-01-10

Cómo citar

PERES, G. A.; FLORIPI, S. A. Reflexões teórico-práticas sobre o ensino de variação linguística em língua portuguesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 656–690, 2022. DOI: 10.14393/DL50-v16n2a2022-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/60877. Acesso em: 31 ago. 2024.

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