Bakhtin e Chico Buarque em diálogo no contexto escolar

uma sala de aula carnavalizada?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL43-v14n3a2020-3

Palabras clave:

Bakhtin, Sala de aula, Chico Buarque, Carnavalização

Resumen

O texto em tela pretende abordar os conceitos bakhtinianos de dialogismo, polifonia e carnavalização (Bakhtin 1997, 2002, 2013, 2014) em consonância com os escritos de Geraldi (2013), Freitas (2013) e Kraemer (2013), que apontaram a aplicabilidade da arquitetura bakhtiniana no contexto escolar. Para esse fim, apresentamos a possibilidade de um trabalho dialógico com as crônicas musicais de Chico Buarque como forma de estimular a leitura crítica dos alunos e sua responsividade, subvertendo as relações hierárquicas na sala de aula, configurando um processo de carnavalização. Nesse sentido, o presente trabalho pretende constituir-se como subsídio teórico-metodológico para os professores de língua portuguesa da educação básica.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Gonçalves Dias Pitta, Prefeitura Municipal de Vila Velha

Professor da rede municipal de ensino de Vila Velha - ES. Graduado em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestre em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2020-04-09

Cómo citar

DE CARVALHO, L. Q.; DIAS PITTA, R. G. Bakhtin e Chico Buarque em diálogo no contexto escolar: uma sala de aula carnavalizada?. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 3, p. 790–808, 2020. DOI: 10.14393/DL43-v14n3a2020-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47493. Acesso em: 26 nov. 2024.