O tratamento dos conhecimentos linguísticos em aulas publicadas no Portal do Professor

Autores/as

  • Cássia Fernanda de Oliveira Costa UFPE
  • Suzana Leite Cortez UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL39-v13n3a2019-10

Palabras clave:

Conhecimentos Linguísticos, Análise Linguística, Abordagem textual-discursiva, Portal do Professor, Ensino de português

Resumen

A necessidade de uma abor-dagem da gramática a favor da reflexão e dos usos linguísticos é amplamente discutida entre linguistas e educadores desde a década de 80. Nesse âmbito, surge a proposta teórico-metodológica da Análise Linguística (AL), que visa vincular o tratamento dos Conhecimentos Linguísticos (CL) ao trabalho com o texto. Apesar de defendidas por estu-diosos da língua e da educação – como Geraldi ([1984] 2006), Mendonça (2007), Ilari e Basso (2011), Bezerra e Reinaldo (2013) e Antunes (2014), que fundamen-tam teoricamente este trabalho – as mudanças em relação à abordagem dos CL ainda geram inquietações nos pro-fessores. Diante disso, propomo-nos a analisar aulas publicadas no Portal do Professor (plataforma on-line do Minis-tério da Educação voltada para docen-tes), no período de 2008 a 2016, para observar em que medida a proposta de trabalho com os CL por meio da AL tem influenciado as projeções dos docentes para suas aulas, bem como compreender o que eles entendem por “AL”. As análises evidenciaram que, mesmo categorizadas pelos professores-autores como de AL, as aulas apresentam diferentes abor-dagens dos CL, que vão da inclinação à normatividade gramatical à abordagem textual-discursiva, em que se destaca o trabalho com o texto a favor da reflexão e dos usos linguísticos.

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Biografía del autor/a

Cássia Fernanda de Oliveira Costa, UFPE

Prof.ª substituta do Departamento de Letras da UFPE.

Mestra em Linguística pela UFPE.

 

Suzana Leite Cortez, UFPE

 

 

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Publicado

2019-10-08

Cómo citar

DE OLIVEIRA COSTA, C. F.; CORTEZ, S. L. O tratamento dos conhecimentos linguísticos em aulas publicadas no Portal do Professor. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 3, p. 1041–1081, 2019. DOI: 10.14393/DL39-v13n3a2019-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/42045. Acesso em: 22 nov. 2024.