Do monumento dos museus ao monumento das ruas

o texto literário transmidiado em sala de aula

Autores/as

  • Bruno Cuter Albanese Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-14

Palabras clave:

Ensino de Literatura, Narrativa Transmídia, Leitura Subjetiva, Coleções

Resumen

Com os estudos sobre práticas de letramento em ambientes multi/hipermidiáticos, tornou-se um desafio repensar teórica e praticamente o ensino de Literatura nas escolas. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar os deslocamentos e as rupturas causados no trabalho com o texto literário quando inserido em um projeto de construção de uma narrativa transmídia. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, cujo projeto constitui-se na leitura e na adaptação da obra Senhora para um curta-metragem. Os registros foram coletados por meio de gravações audiovisuais das aulas e pela escrita de um diário de campo do pesquisador. Ao se contrastar o texto literário com o curta-metragem produzido pelos alunos, foram observadas e destacadas as principais diferenças entre as duas obras e, com base nos registros coletados em campo, buscou-se analisar o processo de leitura do romance que produziu alterações na película. A fundamentação teórica levou em conta os postulados da teoria do Sujeito Leitor (LANGLADE, 2013; JOUVE, 2013) sobre a Leitura Subjetiva do texto literário, bem como reflexões baseadas em García-Canclini (1989) sobre os processos de recolecionamento. Como resultado, conclui-se que a inserção de narrativas transmidianas no ensino de Literatura permite que os alunos não somente leiam a obra, como também produzam um novo texto sobre ela ao criar relações intertextuais entre a história criada por José de Alencar e os repertórios de suas coleções de leitura, principalmente aqueles advindos do cinema e da televisão. Dessa forma, a narrativa transmídia produzida pelos alunos rompe com as vitrines de proteção antes construídas para obra e assegura a construção de novos sentidos sobre o romance Senhora, o qual foi ressignificado e reapropriado pelos alunos.

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Biografía del autor/a

Bruno Cuter Albanese, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciado em Letras e Mestrado em Linguística Aplicada pela mesma Universidade.

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Publicado

2018-09-21

Cómo citar

CUTER ALBANESE, B. Do monumento dos museus ao monumento das ruas: o texto literário transmidiado em sala de aula. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1759–1783, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40637. Acesso em: 23 nov. 2024.