Heterogeneidade discursiva no discurso de divulgação científica
uma análise a partir de textos da Revista Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL33-v12n1a2018-26Palabras clave:
Heterogeneidade mostrada, Heterogeneidade constitutiva, Discurso de divulgação científica, Movimentos do sujeito.Resumen
O presente artigo busca compreender o funcionamento do discurso de divulgação científica, tomando como corpus de análise duas publicações da revista Língua Portuguesa acerca do tema “Redação do Enem”. Partindo da concepção de ciência enquanto prática social e ideológica, tendo como referencial teórico a Análise de Discurso de linha francesa (PECHEUX, 1997; ORLANDI, 2001), a preocupação foi fundamentada no modo como os diferentes sujeitos - o cientista, o jornalista e o leitor - se movimentam, isto é, se constituem no discurso de divulgação científica, sendo interpelados tanto pelo poder/verdade da ciência, quanto pelo poder/verdade da mídia. O foco na compreensão da caracterização do discurso de divulgação científica como um espaço discursivo intervalar, evidência do entrecruzamento de diferentes sujeitos e as diferentes ordens de saberes, as diferentes posições-sujeito que esses sujeitos ocupam, bem como as instituições que eles representam, o que atesta a constituição heterogênea desse discurso. Como resultado, ficou constatado que todo discurso é atravessado por outros discursos, e que o sentido sobre o que deve ou não ser avaliado nas produções dos candidatos às provas do Enem está diretamente relacionado ao entrecruzamento das vozes dos especialistas, que estão presentes nesses enunciados heterogêneos.Descargas
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