Pela descolonização do ensino de Língua Portuguesa no Brasil

Autores/as

  • Humberto Borges Universidade de Brasília
  • Edite Consuelo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL20-v9n4a2015-5

Palabras clave:

Sócio-história do Português Brasileiro. Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Ensino de Língua Portuguesa.

Resumen

Neste trabalho, faz-se uma revisão da sócio-história do português brasileiro a partir do período colonial, com o intuito de se apresentar caminhos de ensino de língua portuguesa em torno das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Revisita-se o contexto de contato de línguas a partir do qual se constituiu a língua falada hoje pela maioria dos brasileiros, com o objetivo de mostrar que o ensino de língua portuguesa também pode contribuir com o debate da questão étnico-racial no Brasil, bem como promover o conhecimento científico a respeito da história e das mudanças gramaticais do português brasileiro na Educação Básica.

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Biografía del autor/a

Humberto Borges, Universidade de Brasília

Humberto Borges possui graduação em Letras (2008-2011) e mestrado em Linguística (2012-2014) pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2015-12-30

Cómo citar

BORGES, H.; CONSUELO, E. Pela descolonização do ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 4, p. 91–126, 2015. DOI: 10.14393/DL20-v9n4a2015-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31271. Acesso em: 22 jul. 2024.

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