Teimoso como uma mula e mais carregado que burro de mascate: heranças linguístico-culturais em expressões idiomáticas de matriz comparativa

Autores/as

  • Giselle Olivia Mantovani Dal Corno Universidade de Caxias do Sul
  • Odair José Silva dos Santos Instituto Federal de Educação do RS - Câmpus Feliz
  • Cristina Benedetti Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL16-v8n2a2014-13

Palabras clave:

fraseologia, expressões idiomáticas de matriz comparativa, zoônimos, tropeirismo

Resumen

Estudar a fraseologia de uma determinada língua permite observar aspectos sociais e culturais da(s) comunidade(s) que a fala(m). Ao investigar o papel dos tropeiros na história do Brasil nos séculos XVIII e XIX, bem como sua contribuição para o acervo lexical da língua portuguesa, deparamo-nos com muitas expressões idiomáticas que refletem o modo de vida daqueles que cruzaram o país, do sul ao nordeste, transportando mercadorias para abastecer os mercados e levando muares para serem comercializados na grande feira de Sorocaba. Este trabalho volta-se para as expressões idiomáticas de matriz comparativa que incluem os zoônimos burro e mula em sua relação com o fenômeno do tropeirismo. Inicialmente, apresentamos algumas informações de cunho teórico a respeito de expressões idiomáticas, focalizando as de matriz comparativa. A seguir, apresentamos dados relevantes sobre o tropeirismo e o papel de burros e mulas nesse contexto. São então apresentadas e analisadas 16 expressões idiomáticas de matriz comparativa, coletadas em antologias e dicionários de fraseologia. Buscamos, por fim, evidenciar traços da herança linguístico-cultural deixada pelo tropeirismo em seus mais de dois séculos de atividade no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Giselle Olivia Mantovani Dal Corno, Universidade de Caxias do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação e Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul.

Doutora em Letras (Estudos da Linguagem).

Odair José Silva dos Santos, Instituto Federal de Educação do RS - Câmpus Feliz

Docente de língua portuguesa e espanhola.

Dutorando em Letras - Universidade de Caxias do Sul/UniRitter

Cristina Benedetti, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do Curso de Letras Inglês

Publicado

2014-12-17

Cómo citar

DAL CORNO, G. O. M.; SANTOS, O. J. S. dos; BENEDETTI, C. Teimoso como uma mula e mais carregado que burro de mascate: heranças linguístico-culturais em expressões idiomáticas de matriz comparativa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 2, p. 245–268, 2014. DOI: 10.14393/DL16-v8n2a2014-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/27765. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a