Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional

Autores/as

  • Ederson Henrique de Souza Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-18

Palabras clave:

Discurso, Léxico-gramática e Ensino de Língua Inglesa

Resumen

O presente trabalho objetiva demonstrar alguns elementos linguísticos que exprimem a reconfiguração da característica Neoliberal presente no discurso sobre o ensino de língua inglesa nas realizações léxico-gramaticais em textos de estudantes do ensino fundamental. O estudo contou com o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica e do sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise foi realizada sobre as respostas de 402 estudantes do 9º ano do ensino fundamental público do sudoeste do Paraná. As respostas - obtidas mediante questionários - eram sobre a noção de ensino de língua inglesa dos estudantes. Os resultados apresentam que alguns elementos léxico-gramaticais marcam um "afastamento" discursivo dos estudantes/enunciadores, em relação ao ensino de língua inglesa, representado por eles; essa relação de "afastamento" é um elemento de reconfiguração do aspecto Neoliberal presente no discurso sobre ensino de língua inglesa que se ajusta ao contexto da atividade material dos estudantes investigados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ederson Henrique de Souza Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Letras pela UTFPR, câmpus Pato Branco, aprovado para o curso de Mestrado em Letras pela UFSM.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

MACHADO, E. H. de S. Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 316–340, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647. Acesso em: 25 nov. 2024.