Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional

Autores

  • Ederson Henrique de Souza Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-18

Palavras-chave:

Discurso, Léxico-gramática e Ensino de Língua Inglesa

Resumo

O presente trabalho objetiva demonstrar alguns elementos linguísticos que exprimem a reconfiguração da característica Neoliberal presente no discurso sobre o ensino de língua inglesa nas realizações léxico-gramaticais em textos de estudantes do ensino fundamental. O estudo contou com o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica e do sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise foi realizada sobre as respostas de 402 estudantes do 9º ano do ensino fundamental público do sudoeste do Paraná. As respostas - obtidas mediante questionários - eram sobre a noção de ensino de língua inglesa dos estudantes. Os resultados apresentam que alguns elementos léxico-gramaticais marcam um "afastamento" discursivo dos estudantes/enunciadores, em relação ao ensino de língua inglesa, representado por eles; essa relação de "afastamento" é um elemento de reconfiguração do aspecto Neoliberal presente no discurso sobre ensino de língua inglesa que se ajusta ao contexto da atividade material dos estudantes investigados.

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Biografia do Autor

Ederson Henrique de Souza Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Letras pela UTFPR, câmpus Pato Branco, aprovado para o curso de Mestrado em Letras pela UFSM.

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Publicado

30.06.2014

Como Citar

MACHADO, E. H. de S. Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 316–340, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647. Acesso em: 25 nov. 2024.