Os afixos da beleza e da feiura - uma leitura de Umberto Eco
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-3Palabras clave:
Afixos, Beleza, Derivação, Feiura, Morfologia.Resumen
A formação de palavras na língua portuguesa concentra-se principalmente no processo de derivação. Considerando a importância dos afixos para a criação de novas palavras na língua, analisaram-se os prefixos e sufixos formantes de vocábulos de duas noções "beleza" e a "feiura". As noções foram consideradas com base na leitura das obras A história da beleza e A história da feiura de Umberto Eco. Nessas obras, o autor procurou resgatar, a partir da seleção de excertos literários e obras de artes plásticas, como essas noções foram entendidas no decorrer do tempo. Utilizou-se como base para seleção do corpus de análise os textos selecionados por Eco nas duas obras, extraindo-se apenas os adjetivos derivacionais. Após a seleção e coleta dos vocábulos, foi feita a análise dos afixos de ambas as noções, observando suas similitudes e distinções. As principais similitudes encontradas foram: afixos que intensificam o sentido das bases; prefixos que denotam negação; e sufixos utilizados para formação nominal. Como aspectos distintivos observaram-se prefixos com conotação de reinteração e extensão para a noção de beleza, e valores negativos ou ausência de um traço semântico relativo à base, associados à feiura. Quanto aos sufixos, destacaram-se os sufixos com valor de grandeza, similitude, semelhança e superioridade para a beleza; e sufixos com conotação pejorativa, diminutiva e associada à natureza animal, para a noção de feiura. A análise dos afixos da beleza e da feiura permitiu verificar que o processo derivacional não só é responsável pela produtividade como pela criatividade na formação de palavras.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.