Modos de ser e de dizer em Redes Sociais: como o poder e os discursos operam na construção de identidades - uma análise sobre o perfil do Orkut
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-8Palabras clave:
Discurso, Identidade, Poder, Foucault, OrkutResumen
Este trabalho abordará a questão das identidades do usuário do Orkut por meio dos discursos e do poder e como, ao falar de si, o usuário se torna outro, transforma a sua identidade no/para o Orkut ao preencher/editar o seu perfil. A fundamentação teórica se refere aos estudos de Michel Foucault sobre discurso, sujeito e poder e as análises serão feitas a partir da investigação das opções de preenchimento de perfil, ou seja, quando o usuário preenche a sua página e passa a existir no Orkut. Defende-se neste trabalho que a Internet é um espaço extremamente vigiado e controlado e esse controle, essa vigilância e os efeitos desses mecanismos nas redes sociais da Internet permeiam os discursos, a possibilidade de constituição de sujeitos, de identidades, tomando a relação entre poder e liberdade não como um movimento de exclusão, mas de implicação mútua.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.