Representações ideológicas no Twitter sobre a profissão-perigo professor
uma análise sob a perspectiva da ACD
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-13Palabras clave:
Twitter, Análise Crítica do Discurso, Representações ideológicas.Resumen
Objetivamos, neste trabalho, analisar alguns discursos sobre o professor no Twitter, perguntando, especificamente, como esta profissão é representada pelo prisma das situações práticas não idealizadas. A partir de uma notícia difundida na mídia sobre a agressão a uma professora em Porto Alegre, selecionamos noventa e um tweets para a investigação, buscando apoio teórico na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Nesta microanálise, concentramo-nos no significado representacional, que corresponde aos modos de interação entre discurso e prática social (VAN LEEUWEN, 1997; THOMPSON, 2009). Os resultados gerais sugerem a) uma naturalização e reprodução do discurso do professor como refém dos valores ideológicos que circulam na sociedade; b) a ênfase dada ao aluno-agressor, que apesar de bastante criticado, parece receber autorização para suas ações. Desvelam uma cristalização da violência contra o professor, visto que a indignação implicada nos comentários não se seguiu de sugestões para mudanças, nem práticas, nem discursivas, contra este tipo de violência. Por fomentar reflexões sobre as representações ideológicas socialmente difundidas sobre a profissão professor, esta pesquisa pode revelar-se um apoio significativo para pesquisas em Linguística Aplicada, e também para outras áreas das Ciências Sociais, gerando avanço e sistematização dos achados.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Silvia Adelia Henrique Guimarães, Marcela da Silva Amaral, Carla Cristina de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.