VocabProfile

uma ferramenta linguístico-estatística para a aula de língua inglesa

Autores/as

  • Eduardo Batista Silva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-10

Palabras clave:

VocabProfile, Linguística Computacional, Vocabulário, Língua Inglesa

Resumen

Tanto o aporte da linguística computacional como as contribuições da linguística de corpus colaboram para tornar o ensino-aprendizagem de língua inglesa mais profícuo. O objetivo geral deste trabalho é apresentar o Vocabprofile (VP), versão 3, um programa para análise lingüística que divide o texto em várias faixas de freqüência lexical. A fim de exemplificar o funcionamento do software, utilizamos inicialmente um trecho da obra literária escrita em língua inglesa e de domínio público: The Picture of Dorian Gray. Na página de resultados, o texto é recortado em partes que são indicadas em quatro categorias: 1) K1 words: as primeiras 1000 palavras mais freqüentes da língua inglesa, as palavras fundamentais, 2) K2 words: as próximas 1000 palavras mais freqüentes da língua inglesa, 3) AWL: As palavras utilizadas em textos científicos de diversas áreas de especialidades e 4) OFF-list: As palavras “difíceis” que não se encontram em nenhuma das outras três listas anteriormente mencionadas. Com relação ao trecho selecionado para estudo, os cálculos estatísticos do VP apontam o seguinte perfil lexical: K1= 85,50%, K2= 6,11%, AWL= 0,76% e OFF= 7,63%. Efetuamos também uma comparação entre dois corpora de gêneros distintos sob os auspícios do VP.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eduardo Batista Silva, Universidade Estadual de Goiás

Estudos Linguísticos

Publicado

2011-07-05

Cómo citar

SILVA, E. B. VocabProfile: uma ferramenta linguístico-estatística para a aula de língua inglesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 144–159, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12397. Acesso em: 22 nov. 2024.