VocabProfile
uma ferramenta linguístico-estatística para a aula de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-10Palavras-chave:
VocabProfile, Linguística Computacional, Vocabulário, Língua InglesaResumo
Tanto o aporte da linguística computacional como as contribuições da linguística de corpus colaboram para tornar o ensino-aprendizagem de língua inglesa mais profícuo. O objetivo geral deste trabalho é apresentar o Vocabprofile (VP), versão 3, um programa para análise lingüística que divide o texto em várias faixas de freqüência lexical. A fim de exemplificar o funcionamento do software, utilizamos inicialmente um trecho da obra literária escrita em língua inglesa e de domínio público: The Picture of Dorian Gray. Na página de resultados, o texto é recortado em partes que são indicadas em quatro categorias: 1) K1 words: as primeiras 1000 palavras mais freqüentes da língua inglesa, as palavras fundamentais, 2) K2 words: as próximas 1000 palavras mais freqüentes da língua inglesa, 3) AWL: As palavras utilizadas em textos científicos de diversas áreas de especialidades e 4) OFF-list: As palavras “difíceis” que não se encontram em nenhuma das outras três listas anteriormente mencionadas. Com relação ao trecho selecionado para estudo, os cálculos estatísticos do VP apontam o seguinte perfil lexical: K1= 85,50%, K2= 6,11%, AWL= 0,76% e OFF= 7,63%. Efetuamos também uma comparação entre dois corpora de gêneros distintos sob os auspícios do VP.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Eduardo Batista Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.