Normas de textualidade em textos veiculados no Twitter

Autores/as

  • Heloisa Mara Mendes UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-6

Palabras clave:

Linguística Textual, normas de textualidade, Twitter.

Resumen

Neste artigo analisamos textos produzidos com até 140 caracteres e veiculados no Twitter, sob a perspectiva teórica da Linguística Textual, mais especificamente, a partir das normas de textualidade definidas por Beaugrande e Dressler (1997). Apresentamos dados relativos a essa rede social, procurando descrever seu sucesso, principalmente no Brasil, e seu impacto na relação com a escrita. Em seguida, verificamos de que maneira as normas de textualidade são mobilizadas e constituem textos concisos, porém, comunicativos e coerentes. O fato de o Twitter ser uma rede social parece evidenciar ainda mais a relação inextricável entre o produtor do texto, o próprio texto e o seu receptor na produção de unidade de sentido.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2011-05-31

Cómo citar

MENDES, H. M. Normas de textualidade em textos veiculados no Twitter. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 74–84, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12221. Acesso em: 24 nov. 2024.