Eleições brasileiras de 2014, selfies e a criminalização de sua propagação via eventos digitais: um estudo crítico-discursivo

Authors

  • Jaime de Souza Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-9

Keywords:

Mídias Sociais, Selfie, Propagação, Eventos Digitais, Análise Crítica do Discurso

Abstract

Selfies tornaram-se alvo de proibição nas cabinas de votação por parte da Justiça Eleitoral brasileira, a partir da eleição de 2014. Mesmo diante da referida proibição judicial, tais imagens e suas postagens, que vêm sendo percebidas como modos de proceder socialmente cada vez mais frequentes na contemporaneidade, foram propagadas através do evento digital "#selfienaurna", a partir da rede social Tumblr.com. No contexto de proibição relatado, as postagens de selfie podem trazer à tona implicações legais a quem as propaga,  e, ao mesmo tempo, por consequência, socialmente  "contestar" (no sentido de Fairclough, 2003) a prerrogativa do princípio de livre escolha (anterior ou posterior), atrelada ao ato de votar e defendida pelas autoridades eleitorais brasileiras. Fazendo uso do Modelo Tridimensional de Análise (FAIRCLOUGH, 2003), pretendemos investigar se, no contexto e processo de propagação mencionados, os internautas/eleitores assumem/acatam o discurso de criminalização dos selfies ou, por outro lado, contestam-no.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Jaime de Souza Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Mestre em Letras (área de concentração: Linguística) pela Uerj.

Ex-professor Susbtituto do Departamento de Letras Anglo-germânicas da Uerj.

Professor de Línguas Portuguesa e Inglesa (SME-RJ).

Published

2015-07-15

How to Cite

SOUZA JÚNIOR, J. de. Eleições brasileiras de 2014, selfies e a criminalização de sua propagação via eventos digitais: um estudo crítico-discursivo. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 1, p. 177–197, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28366. Acesso em: 23 dec. 2024.