Mapeamento construcional e fraseológico do verbo get: uma abordagem baseada na Linguística de Corpus e na Gramática de Construções Cognitiva

Authors

  • Rodrigo Garcia Rosa Universidade de São Paulo
  • Stella Esther Ortweiler Tagnin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-5

Keywords:

Linguística de Corpus, Gramática de Construções, Construções, Fraseologismos, Get

Abstract

Este trabalho investiga os usos de get nos contextos em que o verbo é seguido de sintagmas nominais com a finalidade geral de apresentar um mapeamento das construções em que esse predicado pode ocorrer. A pesquisa adota a perspectiva metodológica da Linguística de Corpus (McENERY; WILSON, 1996), para a seleção e extração de dados da língua em uso por meio da utilização de um corpus de inglês americano (Corpus of Contemporary American English - COCA) e o embasamento teórico adota a perspectiva da Gramática de Construções Cognitiva (GOLDBERG, 1995; 2006) para a análise e classificação dos dados em construções. Mais especificamente, o referido mapeamento construcional tem como objetivo descrever o comportamento linguístico de get em dois níveis de análise, a saber: (1) No nível construcional, ao salientar as principais características sintáticas, semânticas e pragmáticas dos contextos gramaticais em que o verbo ocorre e; (2) No nível lexical, ao focalizar e discutir os principais fraseologismos nucleados por get.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rodrigo Garcia Rosa, Universidade de São Paulo

Departamento de Letras Modernas, área de estudos linguísticos e literários em inglês

Stella Esther Ortweiler Tagnin, Universidade de São Paulo

Departamento de Letras Modernas, área de estudos linguísticos e literários em inglês

Published

2015-07-15

How to Cite

ROSA, R. G.; TAGNIN, S. E. O. Mapeamento construcional e fraseológico do verbo get: uma abordagem baseada na Linguística de Corpus e na Gramática de Construções Cognitiva. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 1, p. 75–104, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28082. Acesso em: 31 aug. 2024.

Most read articles by the same author(s)