Aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação humorística de sujeitos com a Doença de Alzheimer em estágio inicial
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-35Keywords:
Linguagem, Cognição, Doença de Alzheimer, Interpretação Humorística.Abstract
Este estudo objetiva investigar os aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação de textos humorísticos por sujeitos diagnosticados com a Doença de Alzheimer em estágio inicial. Para tanto, foram formados dois grupos: i) Grupo Clínico - composto por sujeitos diagnosticados com a DA; ii) Grupo Controle - formado por indivíduos sem identificação de alterações cognitivas e cujas características etárias, sociais, escolares e de gênero são compatíveis às do grupo Clínico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à testagem neuropsicológica clássica, investigação social e socioeconômica, assim como à abordagem sociocognitiva, por meio do Protocolo de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os sujeitos que compõem o grupo Clínico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretação das piadas pelos sujeitos com DA seja o déficit na memória de trabalho que dificulta a mobilização de espaços mentais durante a formulação de suposições.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.