Os gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-8Keywords:
Linguística Aplicada, Letramento digital, Ensino de Língua Portuguesa.Abstract
Esta pesquisa tem como objeto de estudo os gêneros textuais digitais no livro didático, com o objetivo de analisar o tratamento dos gêneros digitais em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Médio, pautada em descrições das atividades didáticas propostas pelos LD. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva interpretativa, pautada na revisão documental, em que foram analisados três volumes destinados ao ensino médio da coleção: "Português-Ser protagonista" (2010), com base nas categorias: organização da obra, espaço destinado à temática em questão, gêneros digitais presentes no livro didático e forma de apresentação dos gêneros. Os resultados descrevem o tratamento superficial e incipiente dado aos gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa, que funcionam na maior parte dos casos como suporte para outros gêneros.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.