Consciência fonológica em crianças com desvio fonológico

Autores/as

  • Letícia Pacheco Ribas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Diana Bartz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Gabriela Rodrigues da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Cecília Peruch Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Kariny Zencke da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Carolina Laux Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Rafaela Soares Rech Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Palabras clave:

Desvio Fonológico, Consciência Fonológica, Fonoaudiologia.

Resumen

Vários trabalhos indicam uma forte relação entre as dificuldades de consciência fonológica e as alterações de fala de natureza fonológica, como também a influência de habilidades metafonológicas como preditores para a aquisição da linguagem escrita. Este estudo discute os resultados da avaliação da consciência fonológica de 24 crianças, entre 5 e 8 anos de idade, com desvio fonológico. O instrumento de avaliação utilizado foi o CONFIAS (MOOJEN et alii, 2003), que avalia a consciência fonológica nos níveis silábico, intrassilábico e fonêmico. Os resultados desta pesquisa indicam que 54% das crianças testadas obtiveram resultados rebaixados de consciência fonológica silábica e/ou fonêmica. As variáveis relacionadas com os achados da avaliação foram o grau de severidade do desvio fonológico, a idade, o sexo e a escolaridade da criança. Analisando estatisticamente os dados, não se encontrou relevância significativa nos cruzamentos feitos, mas se observa que há alto percentual de desempenho inferior ao esperado para a hipótese de escrita na amostra deste estudo, composto de dados de avaliação fonoaudiológica de crianças com desvio fonológico.

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Biografía del autor/a

Letícia Pacheco Ribas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga; Mestre e Doutor em Letras/Linguística Aplicada; Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFCSPA.

Publicado

2013-12-22

Cómo citar

RIBAS, L. P.; BARTZ, D.; DA SILVA, G. R.; PERUCH, C.; DA SILVA, K. Z.; LAUX, C.; RECH, R. S. Consciência fonológica em crianças com desvio fonológico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 7, n. 2, p. 373–382, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23506. Acesso em: 31 ago. 2024.

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