Tradução culinária e ensino
um exemplo de metodologia de avaliação utilizando etiquetagem e o WordSmith Tools
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL4-v2n2a2008-1Keywords:
Tradução técnica, Receitas culinárias, Avaliação de tradução, Ensino de tradução, TerminologiaAbstract
Apesar do pouco prestígio da Culinária como área técnica de tradução, alguns autores têm se dedicado a estudar as especificidades envolvidas na tradução de receitas e as dificuldades que essa tarefa suscita. No presente trabalho, inicialmente um capítulo de nossa dissertação de mestrado, apresentamos um exemplo de metodologia de avaliação de tradução. Aprendizes de tradução foram instados a traduzir uma receita culinária e comentar certos aspectos envolvidos na realização dessa tarefa. O material resultante foi etiquetado e analisado com o auxílio do programa WordSmith Tools. À parte a carência de materiais de consulta constatada, observamos que os aprendizes tiveram dificuldade em observar características de gênero e tipologia textuais que, em última instância, deveriam nortear toda a sua produção textual na língua de chegada.
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Copyright (c) 2008 Elisa Duarte Teixeira
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