O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-16Keywords:
sistema de atitude, livros didáticos de língua inglesa e de biologia, seção de apresentação.Abstract
Este trabalho visa verificar como a seção de apresentação de dois livros didáticos (LDs) é avaliada com ênfase no sistema de atitude. Para isso, dois LDs de duas áreas do conhecimento, língua inglesa e biologia, foram selecionados: Prime (DIAS; JUCÃ; FARIA, 2010) e Biologia das células (MARTHO; AMABIS, 2009). Este estudo tem como base teórica e metodológica a perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008) associada ao Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Inicialmente, identificamos os expoentes linguísticos que evidenciam o sistema de atitude, tabulamos os dados, interpretamos e comparamos os dados das análises das duas coleções. Os resultados revelam que o LD de biologia foca em aspectos positivos dessa área de conhecimento, enquanto que o LD de língua inglesa enfatiza "o aluno", apresentando os benefícios do uso desse livro para esse público. Ademais, em ambas as análises das seções de apresentação, notou-se um interesse muito mais econômico do que pedagógico por parte dos autores.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.