O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos

Autores

  • Daiane Aline Kummer Universidade Federal de Santa Maria
  • Pâmela Mariel Marques Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-16

Palavras-chave:

sistema de atitude, livros didáticos de língua inglesa e de biologia, seção de apresentação.

Resumo

Este trabalho visa verificar como a seção de apresentação de dois livros didáticos (LDs) é avaliada com ênfase no sistema de atitude. Para isso, dois LDs de duas áreas do conhecimento, língua inglesa e biologia, foram selecionados: Prime (DIAS; JUCÃ; FARIA, 2010) e Biologia das células (MARTHO; AMABIS, 2009). Este estudo tem como base teórica e metodológica a perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008) associada ao Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Inicialmente, identificamos os expoentes linguísticos que evidenciam o sistema de atitude, tabulamos os dados, interpretamos e comparamos os dados das análises das duas coleções. Os resultados revelam que o LD de biologia foca em aspectos positivos dessa área de conhecimento, enquanto que o LD de língua inglesa enfatiza "o aluno", apresentando os benefícios do uso desse livro para esse público. Ademais, em ambas as análises das seções de apresentação, notou-se um interesse muito mais econômico do que pedagógico por parte dos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

KUMMER, D. A.; MARQUES, P. M. O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 279–294, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24794. Acesso em: 26 maio. 2022.