O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos

Autores

  • Daiane Aline Kummer Universidade Federal de Santa Maria
  • Pâmela Mariel Marques Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-16

Palavras-chave:

sistema de atitude, livros didáticos de língua inglesa e de biologia, seção de apresentação.

Resumo

Este trabalho visa verificar como a seção de apresentação de dois livros didáticos (LDs) é avaliada com ênfase no sistema de atitude. Para isso, dois LDs de duas áreas do conhecimento, língua inglesa e biologia, foram selecionados: Prime (DIAS; JUCÃ; FARIA, 2010) e Biologia das células (MARTHO; AMABIS, 2009). Este estudo tem como base teórica e metodológica a perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008) associada ao Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Inicialmente, identificamos os expoentes linguísticos que evidenciam o sistema de atitude, tabulamos os dados, interpretamos e comparamos os dados das análises das duas coleções. Os resultados revelam que o LD de biologia foca em aspectos positivos dessa área de conhecimento, enquanto que o LD de língua inglesa enfatiza "o aluno", apresentando os benefícios do uso desse livro para esse público. Ademais, em ambas as análises das seções de apresentação, notou-se um interesse muito mais econômico do que pedagógico por parte dos autores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
297
Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202615
|

Downloads

Publicado

30.06.2014

Como Citar

KUMMER, D. A.; MARQUES, P. M. O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 279–294, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24794. Acesso em: 19 fev. 2025.