O Objeto Digital de Aprendizagem “Min e as Mãozinhas” à luz dos Novos Letramentos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-61

Palabras clave:

Objeto Digital de Aprendizagem, Libras, Novos Letramentos, Cultura Surda, Educação Inclusiva

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar o desenho animado “Min e as Mãozinhas” enquanto Objeto Digital de Aprendizagem (ODA). Pretendemos relacionar as bases teóricas dos Novos Letramentos às práticas educacionais inclusivas com a utilização do desenho animado “Min e as mãozinhas” enquanto ODA; investigar as influências do desenho em Libras "Min e as Mãozinhas" como ODA no processo de construção identitária/cultural de alunos surdos; e identificar as possíveis contribuições do ODA “Min e as Mãozinhas” para a ampliação do vocabulário de alunos surdos. Para a nossa fundamentação teórica, baseamo-nos nas principais pesquisas realizadas na área dos Novos Letramentos, como dos teóricos Lankshear e Knobel (2003, 2006, 2007), Rojo e Moura (2019), Takaki e Santana (2014), Nunes (2005) e Perlin e Miranda (2003) na área da Cultura Surda. Utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos dos Novos Letramentos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter documental, , analisou aspectos linguísticos, multimodais e culturais dos episódios do desenho animado “Min e as Mãozinhas”, disponíveis no canal oficial da série no YouTube. Foram observados aspectos como a modalidade linguística empregada - a Libras, os temas abordados, a representação da cultura surda e o potencial educativo das narrativas e recursos visuais. A análise buscou identificar de que forma o ODA promove o engajamento linguístico e identitário dos alunos surdos, ao mesmo tempo em que contribui para sua inserção crítica e ativa na cultura digital. Também analisamos a estrutura interativa do canal, que estimula a participação do público e amplia o alcance da série para além da sala de aula tradicional. Os resultados apontam que o ODA “Min e as Mãozinhas” se configura como uma ferramenta que integra recursos visuais e linguísticos de maneira articulada, acessível e lúdica. O desenho promove práticas de letramento que vão além da decodificação de sinais, envolvendo competências multimodais e digitais. Observamos que a presença de uma protagonista surda, a centralidade da Libras como meio de comunicação e a valorização de elementos da cultura surda contribuem diretamente para o fortalecimento da identidade linguística e cultural dos alunos. Concluímos que esse ODA representa uma iniciativa inovadora que articula língua, identidade e inclusão no ambiente digital, reafirmando a importância de recursos educacionais digitais que respeitem e representem a diversidade linguística e cultural.

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Biografía del autor/a

  • Mizaely Batista de Brito Freire, Universidade Federal do Piauí

    Doutoranda em Letras vinculada ao PPGEL (UFPI). Professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Barros Araújo (Picos).  

  • Andreza Luana da Silva Barros, Universidade Federal do Piauí

    Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piaui. Professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão, campus Zé Doca. 

  • Claudiene Diniz da Silva, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão.

Referencias

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Publicado

2025-11-10

Número

Sección

Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais em um mundo multipolar contemporâneo

Cómo citar

FREIRE, Mizaely Batista de Brito; BARROS, Andreza Luana da Silva; SILVA, Claudiene Diniz da. O Objeto Digital de Aprendizagem “Min e as Mãozinhas” à luz dos Novos Letramentos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019061, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-61. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/78766. Acesso em: 23 dec. 2025.