Letramentos acadêmicos na produção de gêneros específicos

experiências no Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmicas – LEIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-67

Palabras clave:

Letramentos acadêmicos, Gêneros acadêmicos, Laboratório LEIA, Comunidade discursiva

Resumen

A universidade configura-se como um espaço multifacetado, marcado por distintos contextos de leitura e produção textual. Nesse cenário, o Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmicas (LEIA) desenvolve ações voltadas para práticas específicas de leitura e escrita em gêneros acadêmicos, buscando articular ensino, pesquisa e extensão como dimensões interdependentes da formação universitária. Fundamentado no modelo de letramentos acadêmicos proposto por Lea e Street (2014), o trabalho desenvolvido pelo LEIA adota uma perspectiva sociointeracionista, compreendendo a leitura e a escrita como práticas sociais situadas que vinculam os estudantes aos seus campos disciplinares. Com base nesse referencial, o objetivo desta pesquisa foi descrever um conjunto de gêneros vinculados à comunidade discursiva acadêmica, considerando sua função como práticas textuais e sociais. Para isso, apoiamo-nos nas noções de comunidade discursiva (Swales, 2016), cultura disciplinar (Hyland, 2004), letramentos acadêmicos (Lea & Street, 2014; Bezerra & Lêdo, 2018) e conjunto de gêneros (Bezerra, 2017), entre outros aportes teóricos. A investigação adotou uma abordagem qualitativa de caráter autoetnográfico, utilizando como corpus materiais bibliográficos oriundos de autores como Marcuschi (2008), Lêdo (2013) e Araújo (2022). A análise desses dados permitiu descrever um conjunto representativo de gêneros acadêmicos que atuam como instrumentos de interação no contexto universitário. Tais gêneros são operacionalizados, em parte, por meio de uma ferramenta específica, denominada WEBLEIA, que organiza os processos de escrita de forma colaborativa e reflexiva, buscando promover aprendizagens integradas. A análise dos dados permitiu descrever um conjunto representativo de gêneros acadêmicos que atuam como instrumentos de interação no contexto universitário. Embora restritos ao corpus analisado, os resultados evidenciam a importância de constante atualização e adaptação dos letramentos acadêmicos diante das novas exigências tecnológicas e institucionais. Ao promovermos reflexões sobre práticas de leitura e escrita no âmbito acadêmico, reafirmamos a necessidade de um ensino articulado à pesquisa e à extensão. Dessa forma, o estudo reafirma o papel central dos letramentos na organização e renovação do conhecimento acadêmico, destacando a articulação entre práticas discursivas, relações sociais e dinâmicas históricas que os constituem, valorizando a interação entre os gêneros acadêmicos e as relações sociais e históricas que os formam.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • John Hélio Porangaba de Oliveira , Universidade Estadual do Piauí

    Doutorado em Ciências da Linguagem (UNICAP). Bolsista CAPES em pós-doutorado pelo PPGL/UESPI, atuando em ensino, pesquisa e extensão com foco no desenvolvimento acadêmico. No Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica (LEIA), colabora nas ações de mentoria sobre escrita acadêmica, em cursos de extensão, organização de eventos e de e-books, promovendo práticas multidisciplinares.

  • Bárbara Olímpia Ramos de Melo, Universidade Estadual do Piauí

    Doutora em Linguística (UFC). Docente da Graduação em Letras/Português e do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 

Referencias

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6028: Informação e documentação — Resumo, resenha e recensão — Apresentação. Rio de Janeiro, p. 7, 2021.

ANDRADE, D. R. da S.; OLIVEIRA, J. H. P. de. O gênero resumo e suas especificidades para produção: uma exposição didática para a escrita acadêmica no curso técnico de eletrônica. REVISTA DO SELL, v. 11, p. 1-19, 2022. DOI https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6234

ARAÚJO, C. K. de O. Gêneros acadêmicos no projeto pedagógico do curso de licenciatura em Letras Português da Universidade Estadual do Piauí campus Clóvis Moura. 2022. 72 f. Monografia (Curso de graduação em Letras Português) Universidade Estadual do Piauí, Teresina – PI, 2022.

BERNARDINO, C. G. O metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: Espaço de negociações e construção de posicionamentos. 2007. 243 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.

BAZERMAN, C. Teoria da ação letrada. Tradução de Adail Sobral; Ângela Paiva Dionísio; Judith Hoffnagel; Pietra Acunha. São Paulo: Parábola, 2015.

BEZERRA, B. G. Conjuntos e sistemas de gêneros dos estudantes em EAD. In: BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. O.; PEREIRA, S. V. M. Práticas Discursivas em EAD: Reflexões e Aplicações. Recife: Ed Universitária UFPE, 2013.

BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, v9., n4, p. 247-258, 2012. DOI https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n4p247

BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editora, 2017.

BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. de O. Gêneros acadêmicos e processos de letramentos acadêmicos. In: PEREIRA, R. C. M. (org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa – PB: Editora da UFPB, 2018. p. 172-204.

CHANG, H. Part II Collecting Autoethnographic Data. In: CHANG, H. Autoethnography as method. Routledge, 2016. p. 59-112. DOI https://doi.org/10.4324/9781315433370

HYLAND, K. Disciplinary discources: social interactions in academic writing. United States of America: The University of Michigan Press, 2004.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Revista de Filolologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v16i2p477-493

LÊDO, A. C. de O. Letramentos acadêmicos: práticas e eventos de letramento na educação a distância. Recife, 2013. 153 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2013.

MACEDO, T. S. de. Escrita acadêmica em língua inglesa: relato de um trabalho desenvolvido com alunos da licenciatura em letras-língua inglesa da UFPA. In: DIAS, R.; DELL’ISOLA, R. L. P. (orgs.). Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2012. p. 125-144.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARÉCHAL, G. Autoetnography. In: MILLS, A. J.; EUREPOS, G.; WIEBE, E. (eds.). Encyclopedia of case study research. Thousand Oaks, California – USA: SAGE Publications [Library of Congress Cataloging-in-Publication Data], vol. 1, 2010. p. 43-45.

MELO, B. O. R; BEZERRA, B. G. A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 21, p. 197-225, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/1984-6398202116900

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

OLIVEIRA, J. H. P. de. O gênero resumo: agrupamentos, relações e inter-relações contextuais nos eventos acadêmicos. 2022. 569 f. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife – PE, 2022.

OLIVEIRA, J. H. P. de. Análise de gêneros em contextos específicos: organização retórica e construção de sentidos no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife – PE, 2017.

OLIVEIRA, J. H. P. de. Gêneros, contextos e sujeitos: elementos teóricos e práticos da linguagem acadêmica. In: SILVEIRA, J. L. da; SILVEIRA, R. P. da (orgs.). Linguística, Letras e Artes: a Sociedade e a Cultura. Formiga – MG: Editora Union, 2023.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.

STREET, B. Letramentos acadêmicos: avanços e críticas recentes. In: AGUSTINI, C.; BERTOLDO, E. (org.). Incursões na escrita acadêmico-universitária: letramento, discurso, enunciação. Uberlândia – MG: EDUFU, 2017. p. 21-33. DOI https://doi.org/10.7476/9786586084269.0002

STREET, B.; LEA, M. R.; LILLIS, T. Revisiting the question of transformation in academic literacies: the ethnographic imperative. In: LILLIS, T.; HARRINGTON, K. (ed.). Working with academic literacies: Case studies towards transformative practice. Parlor Press LLC, 2015. p. 383-390.

SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Nova York: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. M. Reflections on the concept of discourse community. ASp. larevuedu GERAS, n.69, 2016. p. 7-19. DOI https://doi.org/10.4000/asp.4774

SWALES, J. M. Sobre modelos de análise do discurso. Tradução de Benedito Gomes Bezerra. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. de (orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte – MG: Autêntica editora, 2009. p. 33-46.

VAN DIJK, T. A. Discurso e contexto. Tradução de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.

VIDAL, J. S. de F. Gêneros no ensino de graduação em administração: a organização retórica do gênero ‘enunciado de problema’. 2021. 140 f. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife – PE, 2021.

Publicado

2025-12-01

Número

Sección

Letramentos Acadêmicos: pesquisas e práticas em torno do ensino e da aprendizagem da escrita na escola e na universidade

Cómo citar

OLIVEIRA , John Hélio Porangaba de; MELO, Bárbara Olímpia Ramos de. Letramentos acadêmicos na produção de gêneros específicos: experiências no Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmicas – LEIA. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019067, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-67. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/78721. Acesso em: 28 dec. 2025.