Por uma Linguística Textual Brasileira
resenha de ‘Linguística Textual: conceitos e aplicações', de Cavalcante et al. (2022)
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-59Palavras-chave:
Linguística textual, Coerência, Argumentação, Gêneros discursivos, IntertextualidadeResumo
Esta resenha acadêmica analisa a obra Linguística Textual: conceitos e aplicações, de Cavalcante et al.(2022) destacando sua contribuição para os estudos textuais no Brasil. O livro, fruto de duas décadas de pesquisa do Grupo Protexto, consolida uma abordagem teórico-metodológica que articula conceitos clássicos da Linguística Textual (LT) com perspectivas contemporâneas, enfatizando a aplicação prática no ensino de língua portuguesa. A obra está organizada em oito capítulos, cada um dedicado a temas centrais da LT, como coerência, enunciação, argumentação, gêneros discursivos, sequências textuais, referenciação, organização tópica e intertextualidades. O estudo resenhado evidencia a evolução da LT brasileira, que se destaca por sua autonomia teórica e enfoque no texto como unidade comunicativa situada. Cavalcante et al. (2022) defendem que a coerência emerge da colaboração entre interlocutores, a argumentação é inerente a todos os textos, e os gêneros são moldados por contextos sociocomunicativos, incluindo ambientes digitais. A obra também aborda a importância da intertextualidade e da organização tópica na construção de sentidos, oferecendo ferramentas analíticas úteis tanto para pesquisadores quanto para professores da educação básica. Além disso, a resenha destaca o duplo alcance da obra: enquanto aprofunda debates acadêmicos, também propõe transposições didáticas acessíveis, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em síntese, o livro se configura como uma referência indispensável para estudiosos da linguagem e profissionais da educação, promovendo diálogos entre teoria e prática no campo dos estudos textuais.
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Referências
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