Estratégias de produção textual hipermodal
do planejamento à revisão
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-63Palavras-chave:
Estratégias de escrita, Produção textual, HipermodalidadeResumo
Este trabalho tem por objetivo propor um guia de estratégias para a produção textual hipermodal em língua portuguesa. Teoricamente, este trabalho se fundamenta nas teorias da hiper/multimodalidade (Lemke, 2002; Kress; Van Leeuwen, 2006), na Teoria Cognitiva do Aprendizado Multimídia, doravante TCAM (Mayer, 2001), na visão de multiletramentos digitais de Selber (2009) e nas concepções de design de Norman (2008), Istrate (2009), Lidwell, Holden e Butler (2010) e Van Leeuwen (2011). Metodologicamente, foi realizado um levantamento nos portais Scielo e periódicos Capes das publicações que abordam as estratégias para a escrita hipermodal, no período de 2015 até o segundo semestre de 2024. No entanto, foram encontradas mais diretamente pesquisas sobre a escrita hipermodal e não especificamente estratégias de escrita. A partir disso, notou-se a necessidade de um trabalho específico com a escrita hipermodal já que, embora haja iniciativas com trabalhos de produção no meio digital elas se resumem à educação básica, geralmente fruto de pesquisas de mestrado profissional, e quase nenhuma voltada para o ensino superior. Ademais, muitas das propostas existentes voltam-se ainda para o trabalho com a multimodalidade, não abrangendo o uso dos links e, portanto, a escrita hipermodal. Além disso, na maioria dos casos, o estudante é orientado a produzir de forma intuitiva, após assistir algum tutorial. Assim, partindo da definição de estratégias de Koch (1998) e entendendo a escrita como um processo (Koch, 2003), são propostas estratégias de escrita hipermodal organizadas em quatro categorias: Planejar, Organizar, Produzir/Refletir e Revisar. Desse modo, busca-se orientar o produtor desde o planejamento e a elaboração do roteiro de escrita até a organização do layout, contribuindo para a construção de uma produção reflexiva. Ademais, a revisão é contemplada como etapa final fundamental para que ele verifique se o texto hipermodal oferece ao leitor múltiplos caminhos interpretativos. Por fim, pretende-se que esta proposta contribua com a formação do professor.
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