Ler para dar sentido às experiências

análise dos significados produzidos por adolescentes sobre suas leituras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-36

Palavras-chave:

Letramento, Leitura, Prática social, Adolescentes

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender qual é o papel da leitura para adolescentes do ensino médio e sua influência na forma como compreendem a realidade e a si mesmos. Para isso, foram analisados textos escritos por um grupo de estudantes de um Instituto Federal localizado na região metropolitana de Porto Alegre, como apresentação de suas coletâneas literárias, buscando identificar e analisar os temas que surgiram nesses textos e discutir seu entrelaçamento com as obras literárias e o universo dos jovens. Após a leitura dos textos resultantes da proposta, utilizou-se a análise temática para identificar quais temas emergiam dos textos e de que forma se relacionavam à prática de leitura experenciada pelos participantes. A análise mostrou que as práticas de letramento desse grupo funcionam como uma forma de entender a própria realidade e, também, relacionar-se com sentimentos e emoções próprios da adolescência. No entanto, mais do que observar qual sentido individual a leitura adquire para cada um dos jovens, entende-se que a forma como os estudantes significam suas leituras é representativa desse grupo social, já que eles buscam relacionar suas escolhas literárias com questões que lhes são caras no momento, principalmente no que tange a sentimentos e emoções. Essas relações, que ultrapassam o livro e o leitor, estão inseridas no que Goulemot (2011) chama de “fora-do-texto”, que compreende uma série de fatores que confere à leitura um caráter social, observável na forma como grupos se relacionam com o escrito e atribuem sentidos às leituras. Esse entendimento está presente também nos estudos de Chartier (2011, 2022) e Street (2014), ao reconhecerem que, como uma prática linguística, a leitura não pode ser entendida desvinculada do seu caráter social.  Dessa forma, entende-se que as práticas de letramento devem ser compreendidas como socioculturais, e seu estudo não pode ficar restrito às práticas escolares, pois as vivências possibilitadas pela leitura ultrapassam os muros da escola.

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Biografia do Autor

  • Vivian Anghinoni Cardoso Corrêa, IFSUL

    Professora do IFSul - Campus Pelotas Visconde da Graça, atuando com o ensino de Língua Portuguesa e Literatura e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas.

  • Letícia Fonseca Richthofen de Freitas, UFPEL

    Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora associada no Centro de Letras e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. 

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Publicado

29.08.2025

Edição

Seção

Letramentos Acadêmicos: pesquisas e práticas em torno do ensino e da aprendizagem da escrita na escola e na universidade

Como Citar

CORRÊA, Vivian Anghinoni Cardoso; FREITAS, Letícia Fonseca Richthofen de. Ler para dar sentido às experiências: análise dos significados produzidos por adolescentes sobre suas leituras. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019036, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-36. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/78297. Acesso em: 5 dez. 2025.