A formação do pesquisador
desafios e percursos na construção do letramento científico
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-42Palavras-chave:
Iniciação científica, Pesquisa aplicada, Letramento científico, ProfEPT, EPTResumo
A iniciação científica constitui etapa fundamental na formação acadêmica e na construção da identidade investigativa dos estudantes, sobretudo em programas de pós-graduação stricto sensu voltados à pesquisa aplicada, como o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A pesquisa inicial teve como objetivo oportunizar o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes recém-ingressos no ProfEPT do IFMS por meio de um curso de extensão voltado à pesquisa aplicada. Para construção deste artigo, tomamos os dois objetivos específicos; o primeiro é compreender as experiências de iniciação científica vivenciadas pelos mestrandos ingressantes no ProfEPT do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), turma 2024; o segundo é analisar as dificuldades encontradas por esses estudantes na estruturação do projeto de pesquisa exigido pelo programa. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com delineamento descritivo-explicativo, fundamentada na pesquisa participante. Os instrumentos de coleta de dados consistem em questionários e entrevistas narrativas, aplicados a quinze mestrandos. A análise dos dados é conduzida à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo a emergência de categorias que evidenciam a ausência de experiências prévias em iniciação científica, a fragilidade na apropriação de conceitos metodológicos e as inseguranças quanto à definição e delimitação do objeto de pesquisa. Os resultados indicam que a maior parte dos estudantes não participou de programas de iniciação científica em etapas anteriores da formação, refletindo-se em dificuldades na formulação do problema, na escolha dos referenciais teóricos e na elaboração de instrumentos metodológicos. Além disso, identificou-se um conjunto de desafios de ordem emocional e relacional, como o estresse acadêmico, a insegurança diante das exigências do programa e as lacunas na comunicação com os orientadores. Também se verificou desconhecimento quanto à integração teoria-prática, aspecto essencial no ProfEPT. Conclui-se que o fortalecimento de ações voltadas à iniciação científica na graduação constitui um fator estratégico para a construção de percursos formativos investigativos mais robustos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da identidade acadêmica e para a elevação da qualidade da produção científica na educação profissional e tecnológica. O estudo destaca a relevância de políticas institucionais que promovam o letramento científico de forma contínua e integrada, desde a formação inicial até a pós-graduação.
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