Relações dialógicas em artigos científicos
um olhar para os modos de citação do discurso alheio
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-49Palabras clave:
Tipos de discurso, Relações dialógicas, Escrita acadêmica, Artigo científicoResumen
Este artigo discute aspectos relacionados à análise da produção escrita acadêmica de artigos científicos em diferentes áreas do conhecimento, com foco nas manifestações das relações dialógicas. A reflexão apresentada resulta de uma pesquisa mais ampla, cujo objetivo central foi compreender o papel dessas relações na escrita acadêmica. Para tanto, investigamos como os modos de citação refletem relações dialógicas em artigos científicos das três grandes áreas do conhecimento – Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. A análise foi realizada com base em fragmentos textuais extraídos de artigos publicados em três periódicos acadêmicos classificados no estrato A1 do Qualis, de modo a representar diferentes formas de retomada, antecipação e interação com o discurso alheio. O referencial teórico adotado fundamenta-se nas classificações dos tipos e variantes de discurso presentes nas obras Problemas da Poética de Dostoiévski (2018) e Marxismo e filosofia da linguagem (2021), ambas atribuídas ao Círculo de Bakhtin. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa articula os estudos da linguagem propostos por Volóchinov (2021) com o paradigma indiciário de Ginzburg (1991), o que nos permitiu uma análise qualitativa detalhada das formas de citação e suas funções no interior dos artigos científicos. Os resultados revelam a diversidade das formas de manifestação das relações dialógicas nos artigos analisados, desvelando como os escreventes constroem seus textos a partir do diálogo com discursos outros, o que nos possibilitou também divisar diferenças na composição e no alcance das relações dialógicas, ao se observar como as diferentes formas de citação em artigos científicos podem ser explicadas à luz das noções de relações dialógicas e de tipos e variantes de discurso. Esses usos das vozes alheias – por meio de citações diretas, indiretas, paráfrases e outras estratégias – não apenas organizam o conteúdo, mas também conferem legitimidade e densidade argumentativa à escrita científica. Assim, o estudo contribui para a compreensão dos mecanismos discursivos que sustentam o processo de escrita de artigos nas diferentes áreas do conhecimento, destacando a importância das relações dialógicas como elemento estruturante da escrita acadêmica.
Descargas
Referencias
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Publication manual of the American psychological association: The official guide to APA style. 7. ed. Washington: APA, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT 6022: informação e documentação – artigo em publicação periódica científica impressa – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTHIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
CADERNOS NIETZSCHE. v. 44. n. 3. 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/cniet
CADERNOS PAGU. n. 68, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu .
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Competências. Disponível em: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/80- conteudo-estatico/acesso-a-informacao/5418-competencias .
CAPES OFICIAL. Avaliação quadrienal: o que muda na classificação de artigos. YouTube, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pr8eInu8BkE.
CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA. Revista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. v. 28, n. 11, 2023. Disponível em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/#
D&T. Design e Tecnologia. v. 13, n. 26, 2023. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos Emblemas Sinais: Morfologia e História. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
MACIEL, L. V. C. Relações dialógicas em narrativas. 2014. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2014.
MIRANDA, F. D. S. S. Letramentos (en)formados por relações dialógicas na universidade:(res)significações e refrações com tecnologias digitais. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2016.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na Universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
RBEUR. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. v. 25, n. 1, 2023. Disponível em: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur
RSP. Revista de Saúde Pública. v. 57, 2023. Disponível em: https://rsp.fsp.usp.br/. Acesso em: 12 jun. 2023.
SILVA, F. J. Relações dialógicas na constituição da escrita de artigos científicos. 2024. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024.
SUCUPIRA, Plataforma. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Fabrício José da Silva, Lucas Vinício de Carvalho Maciel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.


