Relações dialógicas em artigos científicos
um olhar para os modos de citação do discurso alheio
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-49Palavras-chave:
Tipos de discurso, Relações dialógicas, Escrita acadêmica, Artigo científicoResumo
Este artigo discute aspectos relacionados à análise da produção escrita acadêmica de artigos científicos em diferentes áreas do conhecimento, com foco nas manifestações das relações dialógicas. A reflexão apresentada resulta de uma pesquisa mais ampla, cujo objetivo central foi compreender o papel dessas relações na escrita acadêmica. Para tanto, investigamos como os modos de citação refletem relações dialógicas em artigos científicos das três grandes áreas do conhecimento – Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. A análise foi realizada com base em fragmentos textuais extraídos de artigos publicados em três periódicos acadêmicos classificados no estrato A1 do Qualis, de modo a representar diferentes formas de retomada, antecipação e interação com o discurso alheio. O referencial teórico adotado fundamenta-se nas classificações dos tipos e variantes de discurso presentes nas obras Problemas da Poética de Dostoiévski (2018) e Marxismo e filosofia da linguagem (2021), ambas atribuídas ao Círculo de Bakhtin. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa articula os estudos da linguagem propostos por Volóchinov (2021) com o paradigma indiciário de Ginzburg (1991), o que nos permitiu uma análise qualitativa detalhada das formas de citação e suas funções no interior dos artigos científicos. Os resultados revelam a diversidade das formas de manifestação das relações dialógicas nos artigos analisados, desvelando como os escreventes constroem seus textos a partir do diálogo com discursos outros, o que nos possibilitou também divisar diferenças na composição e no alcance das relações dialógicas, ao se observar como as diferentes formas de citação em artigos científicos podem ser explicadas à luz das noções de relações dialógicas e de tipos e variantes de discurso. Esses usos das vozes alheias – por meio de citações diretas, indiretas, paráfrases e outras estratégias – não apenas organizam o conteúdo, mas também conferem legitimidade e densidade argumentativa à escrita científica. Assim, o estudo contribui para a compreensão dos mecanismos discursivos que sustentam o processo de escrita de artigos nas diferentes áreas do conhecimento, destacando a importância das relações dialógicas como elemento estruturante da escrita acadêmica.
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