Produção de Texto com Inteligência Artificial Generativa
uma análise do gênero Redação do Enem a partir de textos gerados pelo ChatGPT
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-34Palavras-chave:
ChatGPT, Gêneros, Redação do ENEMResumo
Com o advento do ChatGPT percebe-se um impacto em diferentes áreas devido a sua versatilidade e função de gerar textos que se assemelham com a escrita humana. No contexto educacional, por exemplo, a forma como os estudantes têm utilizado tal recurso tem provocado preocupações nos professores em relação aos aspectos de autoria, criatividade e originalidade. Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o ChatGPT (co)cria textos no gênero redação do ENEM atendendo aos aspectos formais, funcionais e interacionais. Selecionou-se esse gênero devido à sua relevância nas práticas escolares, especialmente no Ensino Médio, visto que ele apresenta uma função social bastante relevante, pois é porta de entrada para as universidades de todo território brasileiro. Ancoramos este estudo nos pressupostos teóricos dos Estudos Retóricos de Gêneros (Bazerman, 2006; Miller, 2012), em investigações sobre as práticas escolares da escrita (Marcuschi, 2008, 2012; Antunes, 2003) e em estudos sobre o ChatGPT (Santaella, 2023; Kaufman, 2022; Caiado, 2023). Para a construção metodológica desta pesquisa, foram elaborados três prompts/enunciados operatórios para analisar, a partir do comando dado à máquina, como esses textos são gerados e se atendem aos mecanismos linguísticos e textuais, à função social, ao papel interacional e às expectativas institucionais ou sociais quanto à redação. Os resultados revelaram que o ChatGPT é capaz de (co)criar textos no gênero redação do ENEM a partir de como o prompt/enunciado operatório é produzido. Nota-se, portanto, que quanto mais o prompt/enunciado operatório for escrito de forma específica e detalhada, mais o ChatGPT gera um texto que atenda aos aspectos formais e funcionais do gênero. Caso o comando seja escrito de forma genérica, o texto gerado atende apenas aos parâmetros da norma padrão e com uma ampla diversidade de elementos coesivos, porém distancia-se da forma, função social e expectativas institucionais ou sociais quanto à redação. Essa constatação reforça a ideia de que o ChatGPT pode auxiliar em práticas de produção textual escrita, desde que professores e alunos saibam construir prompts/enunciados operatórios detalhados, e tenham um amplo conhecimento sobre o gênero, a fim de avaliar se o texto gerado pela máquina corresponde não apenas à sua natureza linguística e textual, mas também aos aspectos discursivos e sociorretóricos.
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Referências
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