Produção de Texto com Inteligência Artificial Generativa

uma análise do gênero Redação do Enem a partir de textos gerados pelo ChatGPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-34

Palavras-chave:

ChatGPT, Gêneros, Redação do ENEM

Resumo

Com o advento do ChatGPT percebe-se um impacto em diferentes áreas devido a sua versatilidade e função de gerar textos que se assemelham com a escrita humana. No contexto educacional, por exemplo, a forma como os estudantes têm utilizado tal recurso tem provocado preocupações nos professores em relação aos aspectos de autoria, criatividade e originalidade. Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o ChatGPT (co)cria textos no gênero redação do ENEM atendendo aos aspectos formais, funcionais e interacionais.  Selecionou-se esse gênero devido à sua relevância nas práticas escolares, especialmente no Ensino Médio, visto que ele apresenta uma função social bastante relevante, pois é porta de entrada para as universidades de todo território brasileiro. Ancoramos este estudo nos pressupostos teóricos dos Estudos Retóricos de Gêneros (Bazerman, 2006; Miller, 2012), em investigações sobre as práticas escolares da escrita (Marcuschi, 2008, 2012; Antunes, 2003) e em estudos sobre o ChatGPT (Santaella, 2023; Kaufman, 2022; Caiado, 2023). Para a construção metodológica desta pesquisa, foram elaborados três prompts/enunciados operatórios para analisar, a partir do comando dado à máquina, como esses textos são gerados e se atendem aos mecanismos linguísticos e textuais, à função social, ao papel interacional e às expectativas institucionais ou sociais quanto à redação. Os resultados revelaram que o ChatGPT é capaz de (co)criar textos no gênero redação do ENEM a partir de como o prompt/enunciado operatório é produzido. Nota-se, portanto, que quanto mais o prompt/enunciado operatório for escrito de forma específica e detalhada, mais o ChatGPT gera um texto que atenda aos aspectos formais e funcionais do gênero. Caso o comando seja escrito de forma genérica, o texto gerado atende apenas aos parâmetros da norma padrão e com uma ampla diversidade de elementos coesivos, porém distancia-se da forma, função social e expectativas institucionais ou sociais quanto à redação. Essa constatação reforça a ideia de que o ChatGPT pode auxiliar em práticas de produção textual escrita, desde que professores e alunos saibam construir prompts/enunciados operatórios detalhados, e tenham um amplo conhecimento sobre o gênero, a fim de avaliar se o texto gerado pela máquina corresponde não apenas à sua natureza linguística e textual, mas também aos aspectos discursivos e sociorretóricos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mirella Silva Barbosa, UNICAP

    Doutoranda em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL - UNICAP), bolsista pelo PROSUC/CAPES. 

  • Roberta Varginha Ramos Caiado, UNICAP

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 

  • Benedito Bezerra, UFPE/UNICAP

    Doutor em Letras/Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 

Referências

ANTUNES. I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.

BEZERRA, B. G. O gênero como Ele é (e como não é). São Paulo: Parábola, 2022.

CAIADO, R. V. R. Linguagem, tecnologia e práticas (des)virtuais: os benefícios e os riscos do uso do ChatGPT no ensino-aprendizagem de línguas. In: 37° ENANPOLL. Niterói-RJ, 2023.

CAIADO, R. V. R. Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

GOZALO-BRIZUELA, R.; MERCHAN- GARRIDO, E. C. ChatGPT is not all you need. A State of the Art Review of large Generative AI models. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2301.04655.

INEP. A Redação do ENEM: cartilha do(a) participante. 2024. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_no_enem_2024_cartilha_do_participante.pdf > Acesso: 28 mar. 2025.

KAUFMAN, D. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

LEITÃO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In: LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M. C. (org.). Argumentação da escola: o conhecimento em construção. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008.

MILLER, C. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial; Recife: Ed. Universitária, UFPE, 2012.

SANTAELLA, L. Há como deter a invasão do ChatGPT? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023.

UNESCO. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. 2024. Disponível em: https://faed.ufms.br/files/2025/01/390241por.pdf. Acesso: 25 ago. 2024.

Downloads

Publicado

27.08.2025

Edição

Seção

Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais em um mundo multipolar contemporâneo

Como Citar

BARBOSA, Mirella Silva; CAIADO, Roberta Varginha Ramos; BEZERRA, Benedito. Produção de Texto com Inteligência Artificial Generativa: uma análise do gênero Redação do Enem a partir de textos gerados pelo ChatGPT. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019034, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-34. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/78177. Acesso em: 21 dez. 2025.