Multimodalidade em mídias visuais
o significado da tipografia nos lyric videos de Taylor Swift
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-51Palavras-chave:
Multimodalidade, Tipografia, Lyric videos, Letramento visualResumo
Seguindo a evolução das tecnologias digitais, a comunicação vem abrindo espaço para elementos visuais, reconhecendo-os por suas funções semióticas. Dentre estes elementos, a tipografia possui papel importante já que, como apontado por van Leeuwen (2017, p.9), “escritas de todos os tipos agora têm que ter ‘boa aparência’”. Essa afirmação também pode ser associada à popularização de lyric videos — vídeos que mostram a letra e o áudio de uma música simultaneamente — que vêm ganhando reconhecimento como uma ferramenta promocional na indústria da música (McLaren, 2018). Levando isso em consideração, este artigo busca apresentar e discutir tipografia como um aspecto multimodal dos lyric videos de músicas de Taylor Swift que, quando integrado a outros elementos visuais presentes nesses videos, podem ajudar o espectador a entender o contexto em que foram produzidos, os significados por trás das letras e, consequentemente, promover letramento visual. Para tanto, neste estudo qualitativo e exploratório, selecionamos 7 (sete) lyric videos publicados no canal oficial do YouTube de Taylor Swift e fizemos capturas de tela de três versos de cada música: o primeiro verso da música, o primeiro verso do refrão e o último verso da música, totalizando 21 (vinte e uma) capturas de tela. Após essa etapa as capturas de tela foram catalogadas em uma planilha na qual as características presentes nos elementos tipográficos foram organizadas com base nas descrições de van Leeuwen (2006) e Serafini e Clausen (2012). O último passo foi analisar os dados obtidos e identificas as possibilidades de produção de significado trazidos por este modo semiótico. Os resultados mostraram que a tipografia nos lyric videos de Taylor Swift possuem papel importante no processo de produção de significados. Características como: (ir)regularidade, (in)formalidade, enquadramento e cor podem ter sido usados para transmitir mensagens de amor, coração partido e mágoa. Pudemos entender que uma possível implicação disso é o uso de lyric videos no contexto educacional, que pode trazer novas contribuições para o aprendizado de inglês e para a promoção do letramento visual através da tipografia.
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