A abordagem do Ciclo de Políticas e o ensino regular de Língua Espanhola no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-24Palavras-chave:
Ciclo de Políticas, Ensino Regular Paraná, Ensino e Aprendizagem de Espanhol, Trilha de Aprendizagem Yo en el MundoResumo
Neste artigo temos o propósito de analisar as mais recentes políticas educativas para o ensino regular de Língua Espanhola no estado do Paraná, após a revogação, no ano de 2017, da Lei federal nº11.161/2005 (que tornou obrigatória a oferta da língua espanhola a todos os alunos das escolas do Ensino Médio brasileiro). O objetivo central desta pesquisa é identificar se a Abordagem do Ciclo de Políticas (Ball; Bowe, 1992; Mainardes, 2006) pode ser relevante para o estudo das questões relativas à confecção da Trilha de Aprendizagem de Língua Espanhola Yo en el Mundo, constante no Referencial Curricular do estado do Paraná (Paraná, 2021a). Para tanto, nos valemos dos contextos de análise de políticas de Ball e Bowe (1992), por meio dos seguintes objetivos investigativos específicos: a) no contexto de influência: compreender, entre outros elementos, os grupos de interesse envolvidos na formulação da política que culminou com a Produção da Trilha de Aprendizagem de Língua Espanhola; b) no Contexto da Produção de Texto: analisar os fatores que influenciaram a escrita da Trilha de Aprendizagem Yo en el Mundo; c) no Contexto da Prática: verificar as diferentes interpretações e disputas para a implementação do aludido texto normativo. No que diz respeito aos resultados, foi possível comprovar a nossa hipótese de pesquisa, isto é, de que as teorias de Ball e Bowe (1992) são adequadas para a análise do Ciclo da Política relacionado à aludida Trilha de Aprendizagem. Sinteticamente, sobre o Contexto de Influência, verificamos que a força do executivo estadual é muito relevante para que uma determinada política seja proposta, no entanto, há também outros grupos de interesses não relacionados aos poderes político e econômico, como os docentes do Ensino Superior integrantes do GT-Espanhol do Paraná, que podem ser propulsores de políticas educacionais. No Contexto da Produção do Texto, constata-se que nem sempre todas as vozes que deveriam participar da formulação de políticas educativas, necessariamente, conseguem materializar essa participação nos textos políticos-educacionais. Já no último Contexto estudado, o da Prática, notamos que o executivo estadual buscou propagar a relevância da nova configuração curricular do EM, porém, demonstrou compreender a presença da língua espanhola em referido nível de ensino por meio de seu viés tecnicista, voltado ao mercado de trabalho. Não obstante, outros profissionais associados à área refutam essa compreensão, indicando as funções emancipadora, crítica e humanista que a aprendizagem de uma LE pode desenvolver na Educação Básica.
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