Metodologias Ativas e tecnologias digitais no ensino médio

implicações no desenvolvimento da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-44

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Multiletramentos, Metodologias Ativas, Tecnologias digitais

Resumo

A pesquisa que fundamenta este artigo teve como objetivo verificar se o uso pedagógico de recursos digitais e de metodologias ativas está presente no processo de ensino e aprendizagem relativo ao uso da linguagem em suas diferentes modalidades e se tais inovações promovem melhor aprendizagem dos estudantes. Sabe-se que o contexto da sala de aula e as propostas escolares tradicionais que solicitam aos estudantes a escrita de textos como atividades avaliativas são, ambos, fatores que tornam o processo de produção textual pouco significativo, pois escrever um texto para ser avaliado pelo professor é diferente de escrever para ser publicado e lido fora da sala de aula. A escola tem o propósito de formar sujeitos proficientes na produção de diferentes gêneros e modalidades existentes na sociedade moderna, assim o ensino de produção textual precisa ir além das características formais e regras gramaticais. Desse modo, defende-se neste trabalho o emprego de práticas pedagógicas inovadoras, tendo como embasamento conceitos de língua e linguagem que incorporam os multiletramentos e os diversos gêneros textuais em uso nos diferentes contextos sociais. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foi desenvolvido um projeto de ensino durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa e Literaturas em dois cursos técnicos integrados do IFSP Capivari. Esse projeto de ensino empregou a Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD) e promoveu o uso de diferentes gêneros textuais em situações de comunicação concretas. Antes e depois da sequência didática, os estudantes responderam a questionários sobre ensino e aprendizagem de LP e da escrita. Os resultados obtidos apontam que, no processo de ensino e aprendizagem de produção de textos no ensino médio, as propostas pedagógicas inovadoras baseadas em metodologias ativas são mais eficazes para levar os estudantes a se conscientizarem sobre os aspectos de textualidade envolvidos na produção de textos em situações reais de comunicação.

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Biografia do Autor

  • Érica Maio Taveira Grande, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Capivari

    Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo. 

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Publicado

03.10.2025

Edição

Seção

Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais em um mundo multipolar contemporâneo

Como Citar

GRANDE, Érica Maio Taveira. Metodologias Ativas e tecnologias digitais no ensino médio: implicações no desenvolvimento da linguagem. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019044, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-44. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/76679. Acesso em: 5 dez. 2025.