Passos de tipo metodológico na escrita de dissertações na área de Análise do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-13

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Ensino superior, Escrita acadêmica

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de analisar como os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGeL/UFPI) da cultura disciplinar da subárea de Análise do Discurso utilizam passos retóricos de tipo metodológico ao longo das seções de suas dissertações. Pretendemos investigar o gênero dissertação pelas seguintes razões: (i) a produção do gênero dissertação é importante para a carreira acadêmica já que é necessária para a obtenção do título de mestre. O processo de produção, arguição e defesa de uma dissertação funciona como um “portão” de passagem para um nova fase na carreira acadêmica; (ii) os acadêmicos que precisam produzir uma dissertação geralmente ainda são relativamente iniciantes e, muitas vezes, “não se sentem seguros para (ou ainda não dispõem de uma metalinguagem que lhes permita) refletir criticamente sobre o discurso, as práticas e os gêneros aceitos dentro da comunidade na qual estão ingressando” (Figueiredo; Bonini, 2006, p. 442) e (iii) as pesquisas acerca desse gênero numa perspectiva sociorretórica, em contexto brasileiro, ainda são relativamente escassas. Uma das nossas questões é: por que temos passos de tipo metodológico em seções que não são a de Metodologia? Para responder a essa pergunta, analisamos, à luz dos estudos sociorretóricos de gêneros (Swales, 1990; 2004; 2016; Askehave; Swales, 2001; Hyland, 2004; 2015; 2018), um corpus composto de 8 dissertações, produzidas no referido Programa de Pós-Graduação. Após a análise, observamos uma presença expressiva de passos de tipo metodológico na seção de Introdução. Além disso, observamos que, embora haja passos típicos de certas seções, esses passos não são exatamente exclusivos delas. Isso aponta para uma estrutura composicional complexa, já que a presença expressiva de passos na seção Introdução, mas cuja função se relaciona à metodologia, questiona as fronteiras das seções, embora também as confirme, uma vez que verificamos a presença das seções típicas de trabalhos acadêmicos no corpus, mesmo que nomeadas de outras maneiras. Entendemos que o ensino de escrita acadêmica no contexto do pós-graduação deve considerar essa complexidade.

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Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Mourão da Rocha, UFPI

    Estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGeL/UFPI).  Participa do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso (Cataphora/UFPI).

  • Francisco Alves Filho, UFPI

    Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordena o Núcleo de Pesquisa Cataphora através do qual coordena pesquisas sobre letramento acadêmico com foco na escrita de projetos de pesquisa.

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Publicado

28.03.2025

Edição

Seção

Letramentos Acadêmicos: pesquisas e práticas em torno do ensino e da aprendizagem da escrita na escola e na universidade

Como Citar

ROCHA, Carlos Eduardo Mourão da; ALVES FILHO, Francisco. Passos de tipo metodológico na escrita de dissertações na área de Análise do Discurso. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019013, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/75774. Acesso em: 11 abr. 2025.