The roads we take

O percurso didático como proposta para construir aulas de inglês por caminhos crítico-decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-31

Palavras-chave:

Educação linguística crítica, Decolonialidade, Percurso didático, Construção de sentidos, Planejamento

Resumo

Em alternativa ao planejamento de aulas de inglês típico da abordagem comunicativa, conhecido como Presentation, Practice, Production (PPP), proponho o percurso didático. Argumento que praxiologias críticas e decoloniais carecem de uma proposta de construção de aula mais flexível, mais aberta ao debate e que considere o texto (em sua ampla acepção do termo) como ponto de partida para compreender as práticas sociais e os atravessamentos políticos, históricos e identitários que as compõem. Ao longo do artigo, descrevo quatro trieiros que sugiro para a construção de aulas, a saber: talking topics (tópicos conversacionais), expanding repertoires (expansão de repertórios), thinking over (reflexões) e bringing to life (propostas de vivências). De modo mais específico, aponto algumas ações que integram o percurso didático, como o estudo da construção de sentidos por meio da leitura, de debates e da elaboração de propostas de vivências. Ressalto, no entanto, que o percurso pedagógico não deve ser visto como um percurso único, que substituiria outras construções de sala de aula, mas como uma alternativa que destaca as/os alunas/os como protagonistas na educação linguística crítico-decolonial. A meu ver, o percurso pedagógico nos permite direcionar a atenção para os nossos corpos e sentidos, com suas intersecções e subjetividades, revisitar nossas culturas, valores e conhecimentos e aprender a nos ver no mundo também em outra língua. Como objetivo deste estudo, proponho, portanto, um desenho de planejamento de aulas de inglês que coaduna com a visão de língua como prática social e favorece a ampliação de repertórios de maneira dialógica, crítica e emergente da práxis. Finalizo este texto convidando outras/os professoras/es a apreciar este curso de ação (esses trieiros) e a propor novos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Barbra Sabota, UEG - Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis.

Referências

ADICHIE, C. N. The danger of a single story. TED Global Talks, jul., 2009. Disponível em: http://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story

ANDREOTTI, V.; SUSA, R. Global learning as unlearning: beyond the certainty of knowing as an anchor for the security of being. UBC Blogs, abr., 2018. p. 1-7. Disponível em: https://blogs.ubc.ca/gceotherwise/files/2018/04/global-learning-as-unlearning.pdf.

BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2. ed. Nova Iorque: Addison Wesley Longman, 2004.

CANAGARAJAH, S. Translingual practice as spatial repertoires: expanding the paradigm beyond structuralist orientations. Applied Linguistics, Oxford, v. 39, n. 1, p. 31-54, 2018. DOI https://doi.org/10.1093/applin/amx041

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia [A thousand plateaus: capitalism and schizophrenia]. São Paulo: Editora 34, 1995. v. 1.

EVARISTO, C. Escrevivência e seus subtextos [Writing-living experiences and its subtexts]. In: DUARTE, C. L.; NUNES, I. R. (ed.). Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo [Writing-living experience: the writing of us – reflections on the work of Conceição Evaristo]. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 26-46. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Escrevivencia-A-Escrita-de-Nos-Conceicao-Evaristo.pdf.

FREIRE, P. A importância do ato de ler [The importance of the act of reading]. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância [Pedagogy of tolerance]. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido [Pedagogy of the oppressed]. 74. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

FROST, R. Collected poems, prose & plays. Nova Iorque: The Library of America, 1995.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

JORDÃO, C. ILA – ILF – ILE – ILG: quem dá conta? [EAL - ELF - EFL - EGL: who can handle that?] Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 13-40, 2014. DOI https://doi.org/10.1590/S1984-63982014000100002

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Orxford University Press, 2000.

LIMA NETO, L. M. Ensino crítico de línguas: reprodução social e resistência em uma sala de aula de língua inglesa [Critical language teaching: social reproduction and resistance in an English language classroom]. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7796.

MENEZES DE SOUZA, L. M. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação [Towards a reconceptualization of critical literacy: conflict and meaning production]. In: MACIEL, R. F.; ARAÚJO, V. A. (ed.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas [Language teacher education: expanding perspectives]. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. p. 128-140.

MOITA LOPES, L. P. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução [Interpretive research in applied linguistics: language as condition and solution]. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 329-338. 1994. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412.

PESSOA, R. R.; SILVA K. A.; FREITAS, C. C. Praxiologias do Brasil Central: floradas de educação linguística crítica [Praxiologies of Central Brazil: flowering of critical language education]. In: PESSOA, R. R.; SILVA K. A.; FREITAS, C. C. (ed.). Praxiologias do Brasil Central: sobre Educação Linguística Crítica [Praxiologies on critical language education from Central Brazil]. São Paulo: Pá de Palavra, 2021. p. 15-24. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/fjielp2gbjpf6h8/Praxiologias_pdf.pdf?dl=0.

REZENDE, T. F. Políticas de apagamento linguístico em contexto brasileiro [Language erasure policies in the Brazilian context]. In: BARROS, D. M.; SILVA, K. A.; CASSEB-GALVÃO, V. C. (ed.). O ensino em quatro atos: interculturalidade, tecnologia de informação, leitura e gramática [Teaching in four acts: interculturality, information technology, reading, and grammar]. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 63-77.

REZENDE, T. F. Posfácio [Afterword]. In: SILVESTRE, V. P. V. Colaboração e crítica na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid [Collaboration and critique in language teacher education: theorizations constructed in an experience with the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program]. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 279-289

ROSA-DA-SILVA, V. Movimentos decoloniais no estágio de língua inglesa: sentidos outros coconstruídos nas vivências em uma escola pública [Decolonial movements in the English language practicum: different meanings co-constructed in experiences at a public school]. 2021. 258 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11798.

SABOTA, B. Formação de professores de língua estrangeira: uma experiência de pesquisa-ação no estágio supervisionado de língua inglesa. [Foreign Language Teacher Education: an action research experience in English teacher practicum]. In: SABOTA, B.; SILVESTRE, V. P. V. (org.). Pesquisa-ação & formação: convergências no estágio supervisionado de língua inglesa. 1. ed. Anápolis, Editora da UEG, 2017a. p. 43-65.

SABOTA, B. Leitura e Compreensão textual. [Reading and Reading comprehension]. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. de. (org.). Formação de professores de línguas estrangeiras: princípios e práticas. Goiânia: Ed. da UFG, 2017b. p. 125-150.

SABOTA, B. Do meu encontro com a educação linguística crítica ou de como eu tenho revisitado meu fazer docente [My encounter in critical language education or how I have revisisted my praxis]. In: PESSOA, R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 59-68.

SABOTA, B. Esperança equilibrista: educação linguística crítica em busca de conexões no ensino remoto. [Hoping for balance: critical language education in search for connections in remote teaching]. XXIII Encontro de Professores de Inglês da APLIEMT, 6 ago. 2021. YouTube: APLIEMT. Disponível em: https://youtu. be/HzJa3K-usDo.

SABOTA, B.; ALMEIDA, R. R.; SILVA, H. E. Sobre o que vamos falar hoje?! Educação linguística crítica em LE/ LA e a escolha de temas para debate em aula de inglês. [What are going to talk about today?! Critical language education in additional/foreign language and the choice of themes to debate in English classes]. In: FERRAZ, D. de M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. (org.). Educação Linguística em Línguas Estrangeiras. 1. ed. Campinas: Pontes Editora, 2018. v. 1, p. 87-106.

SABOTA, B.; ALMEIDA, R.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M.; SILVESTRE, V. P. V. Educação linguística para uma atuação crítica e criativa: uma iniciativa transdisciplinar em aulas de inglês [Language education for a critical and creative praxis]. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 43, p. 74-89, 2021.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em inglês [Additional languages at school: collaborative learning in English]. Erechim: Edelbra, 2012.

SILVESTRE, V. P. V. Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada [Teaching and learning a foreign/an additional language at school: relating critical perspectives to a local practice]. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 61-84, 2015. DOI https://doi.org/10.1590/1984-639820155807

SILVESTRE, V. P. V. Colaboração e crítica na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid [Collaboration and critique in language teacher education: theorizations constructed in an experience with the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program]. Campinas: Pontes Editores, 2017.

THE FREE DICTIONARY. be the end of the road. In: thefreedictionary.com, n.d. Retrieved from: https://idioms.thefreedictionary.com/be+the+end+of+the+road.

URZÊDA-FREITAS, M. T.; PESSOA, R. R. Disinventing and reconstituting the concept of communication. L2 Journal, Oakland, v. 12, n. 3, p. 61-76, 2020. DOI https://doi.org/10.5070/L20048205

WALSH, C. E. On decolonial dangers, decolonial cracks, and decolonial pedagogies rising. In: MIGNOLO, W. D.; WALSH, C. E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham: Duke University Press, 2018. p.81-99. DOI https://doi.org/10.1515/9780822371779-006

Downloads

Publicado

31.07.2025

Como Citar

SABOTA, Barbra. The roads we take: O percurso didático como proposta para construir aulas de inglês por caminhos crítico-decoloniais. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019031, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-31. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/75773. Acesso em: 5 dez. 2025.