Letramentos acadêmicos em propostas de formação de professores EMI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-71

Palavras-chave:

Inglês como Meio de Instrução, Letramentos Acadêmicos, Formação docente, Internacionalização em Casa, Educação superior

Resumo

O Inglês como Meio de Instrução (EMI) é um fenômeno de rápida expansão no Brasil e no mundo (Dearden, 2015; Martinez, 2016) e que tem gerado interesse em parcela significativa dos professores da Universidade Federal de Santa Maria (Hendges; Rodrigues; Pretto, 2020). O EMI tem sido apontado como uma alternativa para a Internacionalização em Casa (Beelen; Jones, 2015) e para a promoção de oportunidades interculturais e internacionais mais acessíveis à medida que também pode promover o acesso à aprendizagem de línguas adicionais na educação terciária (Baumvol; Sarmento, 2019). As particularidades de uma universidade pública brasileira pedem por uma prática situada e criticamente orientada, que está encapsulada no quadro dos Letramentos Acadêmicos - LAcs (Lillis, 1997; Lea; Street, 1998). Neste trabalho investigamos três programas de cursos para formação EMI de professores da Educação Superior ao tomarmos por base na perspectiva dos LACs. Empregando o método de análise de elementos ricos em significação (Barton, 2004), identificamos conteúdos relacionados a letramentos pedagógicos e linguísticos e classificamos-os conforme aproximações com os três modelos de letramento: Habilidades de Estudo, Socialização Acadêmica e Letramentos Acadêmicos. A ênfase na Socialização Acadêmica nos syllabi sugere espaço para o desenvolvimento de iniciativas locais de formação para professores EMI que expandam discussões sobre genre awareness, equidade, translinguagem, interculturalismo e plurilinguismo. Os resultados trazem contribuições importantes para laboratórios e departamentos que trabalham com professores (pré-serviço) de linguagens e ações de suporte linguístico.

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Biografia do Autor

Gabriel Salinet Rodrigues, UFSM

Doutorando em Letras da UFSM, na área de Estudos Linguísticos e na Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social. 

Juliana Michelon Ribeiro, UFSM

Doutoranda em Letras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e mentora no Projeto Línguas no Campus (LinC). 

Graciela Rabuske Hendges, UFSM

Doutora em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), com doutorado sanduíche na University of New South Wales (Sydney - Austrália, 2006).Professora da Universidade Federal de Santa Maria desde 1999. 

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Publicado

24.12.2024

Como Citar

RODRIGUES, G. S.; RIBEIRO, J. M.; HENDGES, G. R. Letramentos acadêmicos em propostas de formação de professores EMI. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1871, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-71. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74671. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras no Brasil numa perspectiva plurilíngue