Letramentos acadêmicos em propostas de formação de professores EMI
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-71Palavras-chave:
Inglês como Meio de Instrução, Letramentos Acadêmicos, Formação docente, Internacionalização em Casa, Educação superiorResumo
O Inglês como Meio de Instrução (EMI) é um fenômeno de rápida expansão no Brasil e no mundo (Dearden, 2015; Martinez, 2016) e que tem gerado interesse em parcela significativa dos professores da Universidade Federal de Santa Maria (Hendges; Rodrigues; Pretto, 2020). O EMI tem sido apontado como uma alternativa para a Internacionalização em Casa (Beelen; Jones, 2015) e para a promoção de oportunidades interculturais e internacionais mais acessíveis à medida que também pode promover o acesso à aprendizagem de línguas adicionais na educação terciária (Baumvol; Sarmento, 2019). As particularidades de uma universidade pública brasileira pedem por uma prática situada e criticamente orientada, que está encapsulada no quadro dos Letramentos Acadêmicos - LAcs (Lillis, 1997; Lea; Street, 1998). Neste trabalho investigamos três programas de cursos para formação EMI de professores da Educação Superior ao tomarmos por base na perspectiva dos LACs. Empregando o método de análise de elementos ricos em significação (Barton, 2004), identificamos conteúdos relacionados a letramentos pedagógicos e linguísticos e classificamos-os conforme aproximações com os três modelos de letramento: Habilidades de Estudo, Socialização Acadêmica e Letramentos Acadêmicos. A ênfase na Socialização Acadêmica nos syllabi sugere espaço para o desenvolvimento de iniciativas locais de formação para professores EMI que expandam discussões sobre genre awareness, equidade, translinguagem, interculturalismo e plurilinguismo. Os resultados trazem contribuições importantes para laboratórios e departamentos que trabalham com professores (pré-serviço) de linguagens e ações de suporte linguístico.
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