A preparação de migrantes para o ENCCEJA em um curso popular para preparação para o ENEM
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-64Palavras-chave:
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Português como Língua de Acolhimento, Relato de experiência, Ensino superiorResumo
Neste artigo, deseja-se debater o processo de preparação de migrantes para a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) a partir das experiências vividas pela professora de Linguagens e Redação do Pró-Imigrantes. O Pró-Imigrantes é um curso popular destinado a migrantes que desejam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especialmente com o intuito de acessarem o Ensino Superior no Brasil. O curso é sediado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Fale-UFMG). Ainda que sejam aceitos migrantes em qualquer contexto, o projeto tem atendido, em sua maioria, migrantes de crise. A partir de experiências prévias dentro do curso, observou-se a crescente necessidade dos alunos de revalidarem ou obterem o seu diploma e histórico escolar do Ensino Médio no Brasil. O ENCCEJA foi o processo mais ágil e simplificado encontrado pela equipe da época. Portanto, desde 2022, além da preparação para o Enem (Melo, 2023), o curso oferece também preparação para o ENCCEJA. Neste trabalho, analisa-se quais os principais desafios e especificidades da preparação de migrantes de crise para essa avaliação a partir do relato de experiência da professora que atua no projeto desde 2020 e que também participou da pesquisa e da implementação do ENCCEJA no curso popular. O relato de experiência se baseia em trabalhos previamente feitos por pesquisadores neste mesmo contexto, como Oliveira (2019a), Ferreira et. al. (2022) e Melo (2023). Por tratar do ensino de Linguagens e Redação e, portanto, do ensino e aprendizagem de línguas, este trabalho também se insere na área de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) (Grosso, 2021; Lopez; Diniz, 2018)). Resultados prévios apontam para o fato de que uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos migrantes está em compreender o funcionamento da prova, bem como os procedimentos de leitura de edital e leitura de enunciados.
Downloads
Métricas
Referências
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR). Relatório de Cidadania e Situação dos Venezuelanos Migrantes e Refugiados no Brasil - 2023. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2024/03/V2-Relatorio-CSVM-2023-Digital.pdf.
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR). Higher Education and Skills. Disponível em: https://www.unhcr.org/what-we-do/build-better-futures/education/higher-education-and-skill.
ANUNCIAÇÃO, R. F. M. Somos mais que isso: práticas de (re)existência de migrantes e refugiados frente à despossessão e ao não reconhecimento. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. DOI https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60341
ANUNCIAÇÃO, R. F. M. A língua que acolhe pode silenciar? Reflexões sobre o conceito Português como Língua de Acolhimento. Revista X, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 35-36, 2018.
BIZON, A. C. C. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2013. DOI https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41.861
BRASIL. Ministério da Saúde. Zé Gotinha. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/vacinacao/ze-gotinha.
FERREIRA, L. C.; SILVA. D. J.; MELO, L. E. L.; LIMA, Y. G.; VIEIRA, A. L. Português como língua de acolhimento e os desafios de acesso a uma universidade pública no Brasil. Letrônica, 15 (1), e41235, 2022. DOI https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.41235
FERREIRA, L. C; PERNA, C. B. L.; MELO, L. E. L. Portuguese as a Welcoming Language and the Challenges of Writing: the case of the Brazilian Exam to Access Higher Education (Enem). In: PERNA, C. B. L. et al. (ed). In: Portuguese as an additional language (PAL): research-informed pedagogical approaches. Londres: Lexington Books. p. 11-36. 2023.
GROSSO, M. J. Língua de Acolhimento, Língua de Integração. Horizontes de Linguística Aplicada. v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010. DOI https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.886
GROSSO, M. J. Língua de acolhimento no contexto migrante português. In: SOUZA, R. F. de; COURA-SOBRINHO, J.; DINIZ, M.B. N. P. (org.). Português como língua de acolhimento: práticas e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Editora Parábola, 2021. p. 14-25.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Cartilha do Participante - Redação Ensino Médio. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/encceja_cartilha_do_participante_redacao_ensino_medio.pdf.
LOPEZ, A. P. A.; DINIZ, L. R. A. Iniciativas jurídicas e acadêmicas brasileiras para o acolhimento de deslocados forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira (SIPLE), v. 9, p. 31-56, 2018.
MELO, L. L. A identidade no ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento: um estudo de caso com um migrante de língua materna asiática. Dissertação. (Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2023.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021. DOI https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
OLIVEIRA, D. de A. A preparação de imigrantes haitianos para a produção da Redação do ENEM. 2019. 291 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019a.
OLIVEIRA, D. de A. A preparação de imigrantes para o Enem: relatos de experiência docente. In: FERREIRA, L. C. et al. (org.). Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico, 2019b. p. 63-82.
SOUZA, C.; MELO, L. E. Contribuições do cursinho Pró-Imigrantes para o acolhimento entre línguas na formação docente. no prelo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lívia Elisa L. Melo, Luciane Corrêa Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.