Internacionalização da Educação Básica

reflexões sobre os Parâmetros Nacionais pela ótica da Abordagem do Ciclo de Políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-72

Palavras-chave:

Internacionalização, Parâmetros, Educação Básica, Educação Bi/Multilíngue, Abordagem do Ciclo de Políticas

Resumo

Tendo como marco a publicação dos Parâmetros Nacionais para a Internacionalização na Educação Básica no Brasil, o presente artigo visa analisar as dinâmicas engendradas com vistas ao desenvolvimento deste processo no sistema educacional brasileiro, com especial atenção ao ensino de línguas e à educação bi/multilíngue. Sistematizamos a análise a partir do referencial da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), conforme proposto por Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994), por meio da investigação de três contextos complementares. No contexto de influência, identificamos aspectos da dinâmica sócio-histórica que permeiam a publicação dos Parâmetros; no contexto de produção de textos, exploramos discursos relacionados à educação bilíngue presentes no documento; no contexto de prática, discorremos sobre algumas das iniciativas de internacionalização apresentadas pelo aplicativo “Escolas pelo Mundo”, produto lançado conjuntamente aos Parâmetros. Pautadas em uma perspectiva crítica de internacionalização, a qual se sustenta no princípio da cooperação na busca de ações locais e globais mais responsáveis e socialmente sustentáveis, discutimos avanços e contradições que permeiam o processo em foco. Pautadas em uma perspectiva crítica de internacionalização, a qual se sustenta no princípio da cooperação na busca de ações locais e globais mais responsáveis e socialmente sustentáveis, discutimos avanços e contradições que permeiam o processo em foco.

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Biografia do Autor

Taisa Pinetti Passoni, UTFPR

Doutora em Estudos da Linguagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR - Campus Pato Branco. 

Michele Salles El Kadri, UEL

Doutora em Estudos da Linguagem. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Luciana C. De Oliveira, Virginia Commonwealth University

A Dra. Luciana C. de Oliveira é Pró-reitora de Assuntos Acadêmicos e Estudos de Pós-Graduação, com uma nomeação como Professora no Departamento de Ensino e Aprendizagem, na Escola de Educação da Virginia Commonwealth University.

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Publicado

26.12.2024

Como Citar

PASSONI, T. P.; EL KADRI, M. S.; DE OLIVEIRA, L. C. Internacionalização da Educação Básica: reflexões sobre os Parâmetros Nacionais pela ótica da Abordagem do Ciclo de Políticas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1872, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-72. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74639. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras no Brasil numa perspectiva plurilíngue