Internacionalização da Educação Básica
reflexões sobre os Parâmetros Nacionais pela ótica da Abordagem do Ciclo de Políticas
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-72Palavras-chave:
Internacionalização, Parâmetros, Educação Básica, Educação Bi/Multilíngue, Abordagem do Ciclo de PolíticasResumo
Tendo como marco a publicação dos Parâmetros Nacionais para a Internacionalização na Educação Básica no Brasil, o presente artigo visa analisar as dinâmicas engendradas com vistas ao desenvolvimento deste processo no sistema educacional brasileiro, com especial atenção ao ensino de línguas e à educação bi/multilíngue. Sistematizamos a análise a partir do referencial da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), conforme proposto por Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994), por meio da investigação de três contextos complementares. No contexto de influência, identificamos aspectos da dinâmica sócio-histórica que permeiam a publicação dos Parâmetros; no contexto de produção de textos, exploramos discursos relacionados à educação bilíngue presentes no documento; no contexto de prática, discorremos sobre algumas das iniciativas de internacionalização apresentadas pelo aplicativo “Escolas pelo Mundo”, produto lançado conjuntamente aos Parâmetros. Pautadas em uma perspectiva crítica de internacionalização, a qual se sustenta no princípio da cooperação na busca de ações locais e globais mais responsáveis e socialmente sustentáveis, discutimos avanços e contradições que permeiam o processo em foco. Pautadas em uma perspectiva crítica de internacionalização, a qual se sustenta no princípio da cooperação na busca de ações locais e globais mais responsáveis e socialmente sustentáveis, discutimos avanços e contradições que permeiam o processo em foco.
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