Políticas linguísticas e internacionalização
perspectivas plurilíngues no ensino, pesquisa, extensão e inovação
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-75Palabras clave:
Internacionalização, Língua estrangeira, Instituto Federal, Plurilinguismo, Ensino de idiomasResumen
No âmbito dos Institutos Federais, a internacionalização tem ganhado cada vez mais espaço nos debates e gerado a demanda para que políticas e programas direcionados ao tema sejam criados, implementados e avaliados. Inerente a todo esse processo, segue a necessidade de fomento e fortalecimento do ensino de línguas estrangeiras como um de seus principais instrumentos viabilizadores. O pressuposto básico deste trabalho é que ele deve ser realizado a partir de uma abordagem plurilinguística no contexto educacional, de forma a respeitar, acolher e valorizar a multiculturalidade – cuja expressão basilar é a língua. Nesse cenário, o presente texto se propõe a apresentar uma contextualização da visão de internacionalização e sua relação com o ensino de idiomas que está sendo desenvolvida em três instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT): o IFPR campus Colombo, o IFF campus Bom Jesus do Itabapoana e o IFPA campus Castanhal. Embora não seja exaustiva, a análise desses casos pontuais e ilustrativos permite ao leitor refletir sobre como um fio condutor comum pode ser (e está sendo) aplicado de forma pragmática a partir das mais diversas condições. Eles ilustram como os pilares que expressam a missão dos Institutos Federais – ensino, pesquisa, extensão e inovação –, são ferramentas essenciais para promover o ensino de línguas dentro de uma estratégia abrangente de internacionalização da educação.
Descargas
Referencias
BATISTA, A. C. O. Prefácio. In: CONIF. Vozes da Internacionalização: Narrativas de estudantes e servidores (as) da educação profissional, científica e tecnológica. Blumenau: IFC, 2023.
BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833, 23 dez.
BRASIL. Parecer CNE/CES nº 776/97, aprovado em 3 de dezembro de 1997. Orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação.
BRASIL. Poder Executivo. Lei 11892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília: DF, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue. Brasília: MEC, 2020.
CAMELO, M. L. V. Apresentação. In: CONIF. Vozes da Internacionalização: Narrativas de estudantes e servidores (as) da educação profissional, científica e tecnológica. Blumenau: IFC, 2023.
CATALÁ, S. La neología em la ‘bi-lancia’ de tradición y novedad em el linguaje. In: CABRÉ, M. et al (ed.). Actes del I Congrés de Neologia de les Llengües Romàniques. Barcelona: Institut Universitari de Lingüistica Aplicada y Universitat Pompeu Fabra, 2010.
CONIF. Internacionalização Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Panorama. 2019. Disponível em:
https://portal.conif.org.br/images/Docs/2020-03-03_panorama-internacionalizacao---edicao-2019.pdf
CONIF. Diretrizes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2022. Disponível em: https://portal.conif.org.br/images/Docs/estudos/diretrizes-para-a-educacao-profissional-e-tecnologica-do-brasil_digital.pdf
De WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON-POLAK, E. (ed.). Internationalization of Higher Education. Bruxelas: European Parliament, 2015.
FERNANDES, R. R.; GONÇALVES, F. B.; SOJA, A. C.; LIMA, A. S.; MOREIRA, E. Do Campo ao Laboratório, do Laboratório ao Campo: Experiência de Educação Patrimonial com uso de Tecnologias Digitais. Revista de Extensão Tecnológica. Aceito em 07 de outubro de 2024.
IFFLUMINENSE. Reitoria. Plano de Desenvolvimento Institucional 2010-2014. Campos dos Goytacazes: RJ, 2010. Disponível em: https://portal2015.iff.edu.br/desenvolvimento-institucional/planejamento-institucional/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi/pdi-2010-2014.pdf/view.
IFFLUMINENSE. Reitoria. Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022. Campos dos Goytacazes: RJ, 2018. Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/o-iffluminense/desenvolvimento-institucional/arquivos/pdi-2018-2022-com-resolucao-menor.pdf/view.
IFPA. Instituto Federal do Pará. Resolução CONSUP/IFPA No. 943, de 7 de março de 2023. Estabelece a Política de Internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Belém do Pará: PA. Disponível em: https://sigrh.ifpa.edu.br/sigrh/downloadArquivo?idArquivo=1859965&key=d3711641c615a99a19d472cc3d5c6098.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Resolução nº 11, de 11 de junho de 2019. Dispõe sobre a instituição da Política Linguística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Curitiba: Conselho Superior, 2019.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. O que é Curricularização da Extensão? Institucional, 27 out. 2020. Disponível em: https://ifpr.edu.br/institucional/o-instituto
/comissoes/comissao-de-curricularizacao-da-extensao/curricularizacao-da-extensao/o-que-e-curricularizacao-da-extensao/ Acesso em: 30 jul. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Resolução CONSUP/IFPR nº 163, de 14 de dezembro de 2023. Dispõe sobre a Política de Internacionalização no âmbito do IFPR. Curitiba: Conselho Superior, 2023.
JACOMEL, M. C. W.; ARANTES, E. C.; GIACOMASSI, P. C. Inglês Instrumental na Educação Profissional e Tecnológica - Relatos de Experiência: Inclusion, Interdisciplinarity and Internationalization. Revista BTecLE, 7(2), 192–209, 2023. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1142
MOROSINI, M. Como internacionalizar a universidade: concepções e estratégias. In: MOROSINI, M. (org.) Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
PACHECO, E. (org.). Os institutos federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
STALLIVIERI, L.; MOROSINI, M.; FELICETTI, V.; WOICOLESCO, V. (2022). Parâmetros para a Internacionalização na Educação Básica no Brasil. Brasília: Ministério da Educação.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 15 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Priscila Célia Giacomassi, Ana Cecilia Soja, Luis André Luz Barbas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.


