Políticas linguísticas e internacionalização
perspectivas plurilíngues no ensino, pesquisa, extensão e inovação
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-75Palavras-chave:
Internacionalização, Língua estrangeira, Instituto Federal, Plurilinguismo, Ensino de idiomasResumo
No âmbito dos Institutos Federais, a internacionalização tem ganhado cada vez mais espaço nos debates e gerado a demanda para que políticas e programas direcionados ao tema sejam criados, implementados e avaliados. Inerente a todo esse processo, segue a necessidade de fomento e fortalecimento do ensino de línguas estrangeiras como um de seus principais instrumentos viabilizadores. O pressuposto básico deste trabalho é que ele deve ser realizado a partir de uma abordagem plurilinguística no contexto educacional, de forma a respeitar, acolher e valorizar a multiculturalidade – cuja expressão basilar é a língua. Nesse cenário, o presente texto se propõe a apresentar uma contextualização da visão de internacionalização e sua relação com o ensino de idiomas que está sendo desenvolvida em três instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT): o IFPR campus Colombo, o IFF campus Bom Jesus do Itabapoana e o IFPA campus Castanhal. Embora não seja exaustiva, a análise desses casos pontuais e ilustrativos permite ao leitor refletir sobre como um fio condutor comum pode ser (e está sendo) aplicado de forma pragmática a partir das mais diversas condições. Eles ilustram como os pilares que expressam a missão dos Institutos Federais – ensino, pesquisa, extensão e inovação –, são ferramentas essenciais para promover o ensino de línguas dentro de uma estratégia abrangente de internacionalização da educação.
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