O texto como aporte de vetores do letramento científico
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-59Palavras-chave:
Texto, Letramento Científico, Vetores do Letramento, Livro Didático, BNCCResumo
O presente trabalho visa identificar a presença de vetores do letramento científico em textos de divulgação científica constantes em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2021. Considerando a previsão curricular de ensino de textos do universo científico nas aulas de língua portuguesa por força da Base Nacional Comum Curricular, propõe-se um quadro de vetores do letramento científico com a finalidade de promover a análise e a otimização do planejamento docente, facilitando a promoção de práticas exitosas de letramento científico desde a escola básica. Parte-se dos estudos teóricos da Linguística Textual (Marcuschi, 2007; Elias, 2016; Brambila; Elias, 2023; Bentes, 2024; Brambila, 2024) e do letramento científico (Norris; Philips, 2003; Aikenhead, 2006; Magalhães; Cristovão, 2018; Valladares, 2021) para a construção do quadro de vetores. A análise de textos extraídos de livros didáticos é conduzida por uma metodologia qualitativa. Os resultados indicam que textos do universo científico não aportam necessariamente todos os vetores do letramento científico previamente elencados, o que revela a relevância da proposta de um quadro analítico ao trabalho e à intervenção docente nas aulas de língua portuguesa.
Downloads
Métricas
Referências
AIKENHEAD, G. Science education for everyday life: evidence-based practice. Nova Iorque: Teachers College Press, 2006.
BENTES, A. C. Texto. In: AZEVEDO, T. M.; FLORES, V. N. Estudos do discurso: conceitos fundamentais. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2024. p. 329-352.
BRAMBILA, G.; ELIAS, V. M. O Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa e suas implicações para a leitura na escola básica. Percursos Linguísticos, v. 13, n. 35, p. 64-84, 2023. DOI https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.42054
BRAMBILA, G. Texto, sentido e letramento. In: BRAMBILA, G. (org.). Territórios do Letramento. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2024. p. 13-32.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasília, 2018.
EDITORA MODERNA. Se liga nas linguagens. Ensino Médio. São Paulo: Moderna, 2020.
EDITORA MODERNA. Moderna plus: linguagens e suas tecnologias: manual do professor.1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.
ELIAS, V. M. Estudos do texto, multimodalidade e argumentação: perspectivas. ReVEL, edição especial, vol. 14, n. 12, p. 191-206, 2016. Disponível em: https://www.revel.inf.br/files/5468c9d9679da7cfe81f9c8725fecc11.pdf
DURANT, J. O que é alfabetização científica? In: MASSARANI, L.; TURNEY, J.; MOREIRA, I. C. (org.). Terra incógnita: a interface entre ciência e público. v. 4. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005.
GARANTIZADO JÚNIOR, J. O. S.; CAVALCANTE, M. M. A intertextualidade como critério de coerência/coesão. Línguas e letras, v. 18, n. 41, p. 132-150, 2017. DOI https://doi.org/10.5935/1981-4755.20170029
HÜBNER, L. C.; SOUSA, L. B. Leitura. In: AZEVEDO, T. M.; FLORES, V. N. Estudos do discurso: conceitos fundamentais. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2024. p. 220-237.
KOCH, I.; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Letramento científico, gêneros textuais e ensino de línguas: uma contribuição na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Raído, v. 12, n. 30, p. 52-72, 2018. DOI https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9382
MARCUSCHI, L. A. Fenômenos da linguagem: reflexões semânticas e discursivas. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
NORRIS, S.; PHILLIPS, L. How scientific literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education, v. 87, n. 2, p. 224–240, 2003. DOI https://doi.org/10.1002/sce.10066
VALLADARES, L. Scientific Literacy and Social Transformation. Sci & Educ, v. 30, p. 557–587, 2021. DOI https://doi.org/10.1007/s11191-021-00205-2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Brambila
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.