O texto como aporte de vetores do letramento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-59

Palavras-chave:

Texto, Letramento Científico, Vetores do Letramento, Livro Didático, BNCC

Resumo

O presente trabalho visa identificar a presença de vetores do letramento científico em textos de divulgação científica constantes em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2021. Considerando a previsão curricular de ensino de textos do universo científico nas aulas de língua portuguesa por força da Base Nacional Comum Curricular, propõe-se um quadro de vetores do letramento científico com a finalidade de promover a análise e a otimização do planejamento docente, facilitando a promoção de práticas exitosas de letramento científico desde a escola básica. Parte-se dos estudos teóricos da Linguística Textual (Marcuschi, 2007; Elias, 2016; Brambila; Elias, 2023; Bentes, 2024; Brambila, 2024) e do letramento científico (Norris; Philips, 2003; Aikenhead, 2006; Magalhães; Cristovão, 2018; Valladares, 2021) para a construção do quadro de vetores. A análise de textos extraídos de livros didáticos é conduzida por uma metodologia qualitativa. Os resultados indicam que textos do universo científico não aportam necessariamente todos os vetores do letramento científico previamente elencados, o que revela a relevância da proposta de um quadro analítico ao trabalho e à intervenção docente nas aulas de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Guilherme Brambila, UECE

Doutor em Linguística. Professor de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

10.12.2024

Como Citar

BRAMBILA, G. O texto como aporte de vetores do letramento científico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1859, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-59. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74561. Acesso em: 21 dez. 2024.