Letramentos acadêmicos em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior da Rede Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-42

Palavras-chave:

Letramento acadêmicos, Línguas adicionais, Internacionalização, Educação superior, Rede Federal

Resumo

A abordagem dos letramentos acadêmicos enquanto práticas de leitura e escrita nas disciplinas (Lea; Street, 1998) proporciona uma visão do contexto acadêmico à luz de questões sociais, de identidade, poder, autoria etc. Soma-se a essa abordagem a perspectiva crítica de internacionalização da educação superior que compreende esse conceito como um processo planejado, inclusivo e transformador (De Wit; Hunter; Coelen, 2015; Hunter et al., 2022). Neste estudo, examinamos os letramentos acadêmicos (LACs) em línguas adicionais com vistas à internacionalização da educação superior no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, analisamos os discursos de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) gerados por meio de questionários semiestruturados. Os resultados revelaram que, por meio da indicação de práticas, gêneros, situações e ações, os LACs em línguas adicionais têm sido limitados quanto ao uso na instituição. Como consequência, a internacionalização da educação parece não ter sido promovida e reconhecida através dessas práticas. Com base nisso, pretendemos sensibilizar a comunidade acadêmica, a começar pelos servidores, acerca das potencialidades e dos desafios do uso dos LACs em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior no contexto da Rede Federal.

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Biografia do Autor

Fernanda Lopes Silva Ziegler, UFSM

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

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Publicado

01.10.2024

Como Citar

ZIEGLER, F. L. S. Letramentos acadêmicos em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior da Rede Federal. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1842, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-42. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74518. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras no Brasil numa perspectiva plurilíngue