Letramentos acadêmicos em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior da Rede Federal
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-42Palavras-chave:
Letramento acadêmicos, Línguas adicionais, Internacionalização, Educação superior, Rede FederalResumo
A abordagem dos letramentos acadêmicos enquanto práticas de leitura e escrita nas disciplinas (Lea; Street, 1998) proporciona uma visão do contexto acadêmico à luz de questões sociais, de identidade, poder, autoria etc. Soma-se a essa abordagem a perspectiva crítica de internacionalização da educação superior que compreende esse conceito como um processo planejado, inclusivo e transformador (De Wit; Hunter; Coelen, 2015; Hunter et al., 2022). Neste estudo, examinamos os letramentos acadêmicos (LACs) em línguas adicionais com vistas à internacionalização da educação superior no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, analisamos os discursos de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) gerados por meio de questionários semiestruturados. Os resultados revelaram que, por meio da indicação de práticas, gêneros, situações e ações, os LACs em línguas adicionais têm sido limitados quanto ao uso na instituição. Como consequência, a internacionalização da educação parece não ter sido promovida e reconhecida através dessas práticas. Com base nisso, pretendemos sensibilizar a comunidade acadêmica, a começar pelos servidores, acerca das potencialidades e dos desafios do uso dos LACs em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior no contexto da Rede Federal.
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