Letramentos acadêmicos em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior da Rede Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-42

Palavras-chave:

Letramento acadêmicos, Línguas adicionais, Internacionalização, Educação superior, Rede Federal

Resumo

A abordagem dos letramentos acadêmicos enquanto práticas de leitura e escrita nas disciplinas (Lea; Street, 1998) proporciona uma visão do contexto acadêmico à luz de questões sociais, de identidade, poder, autoria etc. Soma-se a essa abordagem a perspectiva crítica de internacionalização da educação superior que compreende esse conceito como um processo planejado, inclusivo e transformador (De Wit; Hunter; Coelen, 2015; Hunter et al., 2022). Neste estudo, examinamos os letramentos acadêmicos (LACs) em línguas adicionais com vistas à internacionalização da educação superior no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, analisamos os discursos de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) gerados por meio de questionários semiestruturados. Os resultados revelaram que, por meio da indicação de práticas, gêneros, situações e ações, os LACs em línguas adicionais têm sido limitados quanto ao uso na instituição. Como consequência, a internacionalização da educação parece não ter sido promovida e reconhecida através dessas práticas. Com base nisso, pretendemos sensibilizar a comunidade acadêmica, a começar pelos servidores, acerca das potencialidades e dos desafios do uso dos LACs em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior no contexto da Rede Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Lopes Silva Ziegler, UFSM

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

Referências

ALTBACH, P.; KNIGHT, J. The internationalization of higher education. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3/4, p. 290-305, 2007. DOI https://doi.org/10.1177/1028315307303542

AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. Internacionalização do ensino superior e línguas estrangeiras: evidências de um estudo de caso nos níveis micro, meso e macro. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 22, n. 03, p. 614-632, 2017. DOI https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300003

BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S. A Internacionalização em Casa e o uso de Inglês como Meio de Instrução. Echoes, Florianópolis, p. 65-82, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313794754_Internationalization_at_Home_and_the_use_of_English_as_a_Medium_of_Instruction_Internacionalizacao_em_Casa_e_o_uso_de_Ingles_como_meio_de_Instrucao.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Apresentação. Brasília: Rede Federal, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

CRISTOVÃO, V. L. L.; VIEIRA, I. R. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 209-221, 2016. DOI https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p209

CRISTOVÃO, V. L. L.; VIGNOLI, J. C. S.; FERRARINI-BIGARELI, M. A.; RETORTA, M. S. ‘Integrated Laboratory of Scientific-academic Literacies - LILA’: facing challenges in language education. Letras, Santa Maria, Especial, n. 03, p. 379-400, 2020. DOI https://doi.org/10.5902/2176148553338

DE WIT, H.; HUNTER, F.; COELEN, R. J. Internationalisation of higher education in Europe: Future directions. In: DE WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON-POLAK, E. (org.). Internationalisation of higher education. Bruxelas: European Union, 2015. p. 273-288. DOI https://doi.org/10.6017/ihe.2015.83.9073

FAIRCLOUGH, N. Critical and descriptive goals in discourse analysis. Journal of Pragmatics, v. 9, p. 739-763, 1985. DOI https://doi.org/10.1016/0378-2166(85)90002-5

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis as method in scientific research. In: WODAK, R.; MEYER, M. (org.). Methods of critical discourse analysis. Londres: Sage, 2001. p. 121-138. DOI https://doi.org/10.4135/9780857028020.n6

GUIMARÃES, R. M.; SILVA, K. A. da. Políticas linguísticas para a internacionalização da educação: um olhar decolonial a partir dos institutos federais. Revista Linguagem em Foco, v. 14, n. 1, p. 33-56, 2022. DOI https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8529

HENDGES, G. R. Núcleo de Estudos sobre Letramentos Acadêmicos (NELA). Projeto de Pesquisa GAP/CAL n. 056218, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

HILSDON, J.; MALONE, C.; SYSKA, A. Academic literacies twenty years on: a community-sourced literature review. Journal of Learning Development in Higher Education, n. 15, 2019. DOI https://doi.org/10.47408/jldhe.v0i15.567

HUNTER, F.; McALLISTER-GRANDE, B.; PROCTOR, D.; DE WIT, H. The evolving definitions of internationalization: a question of values. In: DEARDORFF, D. K.; DE WIT, H.; LEASK, B.; CHARLES, H. (org.). The handbook of international higher education. 2. ed. Virginia: Stylus Publishing, LLC, 2022. p. 53-74. DOI https://doi.org/10.4324/9781003447863-4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFAR). Resolução CONSUP n.º 009, de 26 de abril de 2019, que aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026 do IFFar, 2019. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/16855/7caba4b6d6c7e3b0f9dfda0f3e2b7c35.

KNIGHT, J. Higher Education in Turmoil: the Changing World of Internationalization. Rotterdam: Sense Publishers, 2008. DOI https://doi.org/10.1163/9789087905224

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. Journal of Studies in Higher Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004. DOI https://doi.org/10.1177/1028315303260832

KNIGHT, J. Internationalization: Elements and checkpoints. Canadian Bureau for International Education, n. 7, p. 1-14, 1994. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED549823.pdf.

KNIGHT, J. Updated internationalization definition. International Higher Education, n. 33, p. 2-3, 2003.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-173, 1998. DOI https://doi.org/10.1080/03075079812331380364

LEA, M. R.; STREET, B. V. The “Academic literacies” model: theory and applications. Theory Into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006. DOI https://doi.org/10.1207/s15430421tip4504_11

LILLIS, T.; TUCK, J. Academic literacies: A critical lens on writing and reading in the academy. In: HYLAND, K.; SHAW, P. (org.) The routledge handbook of English for academic purposes. Routledge: Routledge Handbooks, 2016. p. 30-43.

MOROSINI, M. C. NASCIMENTO, L. M. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-27, 2017. DOI https://doi.org/10.1590/0102-4698155071

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. D.E.L.T.A., v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000200007

MOTTA-ROTH, D.; HEBERLE, V. A short cartography of genre studies in Brazil. Journal of English for Academic Purposes, v. 19, p. 22-31, 2015. DOI https://doi.org/10.1016/j.jeap.2015.05.006

MOTTA-ROTH, D.; SELBACH, H. V. Discurso e sociedade na aula de Inglês como Língua Adicional: proposta de ensino baseado em conteúdo sob a perspectiva educativa de Projetos de Trabalho. Ilha do Desterro, v. 75, n. 1, p. 65-91, 2022. DOI https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e82527

RIAZI, A. M. The Routledge Encyclopedia of Research Methods in Applied Linguistics: Quantitative, qualitative, and mixed-methods research. Nova Iorque: Routledge, 2016. DOI https://doi.org/10.4324/9781315656762

RUSSELL, D. R.; LEA, M.; PARKER, J.; STREET, B.; DONAHUE, T. Exploring notions of genre in ‘academic literacies’ and ‘writing across the curriculum’: approaches across countries and contexts. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (org.) Genre in a Changing World. Perspectives on Writing. Colorado: WAC Clearinghouse/Parlor Press, 2009. p. 399-427. DOI https://doi.org/10.37514/PER-B.2009.2324.2.20

SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B. (org.) Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Línguas adicionais (Espanhol e Inglês). In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa/Língua Estrangeira. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf.

SILVA, E. M. da; CASTANHEIRA, M. L. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de geografia. Diálogo das Letras, v. 8, n. 3, p. 2-21, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/519.

SILVA, K. A.; XAVIER, R. P. Um panorama da internacionalização da educação superior na área do ensino de línguas adicionais e da pesquisa no Brasil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 5585-5595, 2021. DOI https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79619

STALLIVIERI, L. As dinâmicas de uma nova linguagem intercultural na mobilidade acadêmica internacional. Tese de Doutorado. 234p. Universidad del Salvador – USal. Buenos Aires, 2009.

STALLIVIERI, L.; GONÇALVES, R. B. Novas propostas pedagógicas para o desenvolvimento de disciplinas ministradas em línguas estrangeiras nas salas de aula multiculturais. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 41, p. 130-142, 2015. DOI

STALLIVIERI, L.; SCHMITZ, J. C.; RITTER, J. A.; BORDIN, T. M. A internacionalização da Rede Federal de Educação Tecnológica: uma abordagem sobre a estrutura administrativa. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 3, n. 1, p. 58-74, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/17851.

STEFANI, V. C. G.; GREGOLIN, I. V. Internacionalização na Rede Federal Tecnológica: uma análise das ações previstas na política de internacionalização do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Revista Linguagem em Foco, v.14, n.1, p. 158-178, 2022. DOI https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8365

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Metodologia na investigação das crenças. In: BARCELLOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 219-231.

Downloads

Publicado

01.10.2024

Como Citar

ZIEGLER, F. L. S. Letramentos acadêmicos em línguas adicionais para a internacionalização da educação superior da Rede Federal. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1842, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-42. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74518. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras no Brasil numa perspectiva plurilíngue