Affordances de tecnologias digitais para a aprendizagem de Português Língua Adicional
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-24Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Narrativas, Affordances, Aprendizagem de PLAResumo
Como destacam Bulla e Kuhn (2020), embora o Português Língua Adicional (PLA) se relacione a diversas áreas, o trabalho em conjunto com outras disciplinas dentro da área de Letras ainda não alcançou o engajamento que deveria. Uma análise das agendas de pesquisa na área indica uma escassez de estudos dedicados a compreender o papel das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, o que revela a carência de investigações nesse campo (Marques; Wojciechowski, 2021). Diante disso, o objetivo desta investigação foi o de analisar experiências de aprendizagem de PLA mediadas por tecnologias digitais. Para isso, buscamos (a) investigar experiências de aprendizagem de PLA mediadas por tecnologias digitais de candidatos ao Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); (b) identificar as affordances dessas tecnologias para a aprendizagem de PLA; e (c) avaliar os possíveis impactos dessas experiências nas percepções dos aprendizes. Dez estudantes aceitaram participar de entrevista narrativas, que foram gravadas, transcritas e analisadas para identificar unidades significativas e criar categorias com base na regularidade dos dados. A análise revelou que as affordances mais salientes são: usar aplicativos de aprendizagem de línguas; usar aplicativos de tradução; assistir a vídeos e filmes; e interagir via aplicativos de mensagens instantâneas. Os dados indicam como a tecnologia digital contribuiu não apenas para a aprendizagem da língua portuguesa, mas também para a integração dos estudantes nas comunidades local e acadêmica. Além disso, essas experiências demonstram ter impactado a percepção dos aprendizes de diversas maneiras, fazendo com que se sentissem mais apoiados, familiarizados, confortáveis, seguros, autônomos, integrados e proficientes.
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