Transitar outros movimentos do aprender no processo de ensino da leitura

reflexões e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-47

Palavras-chave:

Leitura, Sujeito, Experiência, Aprender, Práticas discursivas

Resumo

As práticas pedagógicas, construídas de forma hegemónica e padronizada, podem ter um impacto significativo na vida das pessoas, sobretudo na relação linguagem e saber (Baptista, 2022; Santos; Santana, 2022; Couto; Jovino, 2022; Pinheiro; Lacerda; Coelho, 2022). Com base nos princípios da pesquisa qualitativa e interpretativa (Denzin; Lincoln, 2006; Moita Lopes, 2004), este artigo tem como objetivo discutir como as práticas pedagógicas de leitura apagam o conhecer e como esse apagamento tem implicações na relação “sujeito-leitor”, que é, por conseguinte, condicionada a atitudes de colonialidade linguística (Baptista, p. 54). Como contributo, os resultados do estudo demonstram o quanto: (a) a leitura requer mudanças de paradigmas em termos da relação ensino-aprendizado e (b) o transitar em relação à leitura relaciona-se às práticas de resistência, a um agir político (Moita Lopes; Pinto, 2020) num jogo em que o discurso como prática faz circular sistemas de invisibilidades e seus efeitos de separação (Foucault, 2016).

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Biografia do Autor

Maria do Rosário Rôxo, UFRRJ

Doutora em Linguística (UFRJ). Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

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Publicado

08.10.2024

Como Citar

RÔXO, M. do R. Transitar outros movimentos do aprender no processo de ensino da leitura: reflexões e perspectivas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1847, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-47. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/73141. Acesso em: 7 nov. 2024.