O uso da pedagogia de projetos em sessões de teletandem
o ponto de vista de alunos brasileiros e argentinos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-26Palavras-chave:
Teletandem, Internacionalização, Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, Desenvolvimento linguístico, Pedagogia de projetosResumo
Este artigo descreve um contexto de aprendizagem de línguas on-line em que sessões de teletandem (Telles, 2009) foram integradas ao currículo do Curso de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil, como uma ação de internacionalização em casa. No segundo semestre de 2021, foi oferecida a disciplina “Aprendizaje de Portugués y Español en Teletandem” com a participação de dez estudantes brasileiros que estavam cursando licenciatura em espanhol na UFG, nove estudantes argentinos de diferentes cursos de graduação da Universidade de Cuyo e uma estudante da Universidad de Buenos Aires. Nesse contexto virtual de aprendizagem, os brasileiros puderam ensinar português aos argentinos e melhorar sua fluência em espanhol por meio de interações com eles. Eles também tiveram que elaborar um projeto sobre um tema escolhido e trabalhá-lo considerando os contextos brasileiro e argentino. Os dados para este estudo de caso (Johnson, 1992) foram obtidos por meio de gravações em vídeo de entrevistas com dois pares de estudantes. Os resultados mostram que os participantes conseguiram não apenas aprender uma língua estrangeira, mas também aprimorar suas habilidades interculturais e falar sobre problemas do mundo real do Brasil e da Argentina, como a falta de água em algumas cidades, a desvalorização do trabalho feminino etc. As reflexões dos alunos sobre esses temas os tornaram mais socialmente conscientes quanto a viver em um mundo mais harmonioso, onde a diversidade é altamente valorizada.
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