Trabalhar textos da perspectiva da Enunciação
uma proposta teórico-prática
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-23Palavras-chave:
Dialogismo, Proposta de análise, Enunciação, Concepção dialógica de linguagemResumo
Afirma-se atualmente que o texto é parte de uma interação entre autor e leitor, e não uma unidade independente dessa interação. Ao ler, interagimos com o autor que se dirige a nós, não com a pessoa do autor, mas com a imagem autoral projetada. Mas o que é trabalhar textos da perspectiva da enunciação? Como analisar um texto considerando, dessa perspectiva, os conceitos de interação, relações dialógicas e acento de valor, que estão na base da perspectiva dialógica de enunciação? Em que essa perspectiva altera a descrição, análise e interpretação do texto, tanto em sua materialidade como em sua natureza de parte de um evento discursivo? O que se tem de ver, elencar, discutir, examinar dessa perspectiva? Bakhtin propõe que, ao examinar enunciados, o analista considere a significação da palavra na língua e examine de que maneiras essa significação é apropriada pelos discursos para instaurar sentidos na enunciação. Nesse sentido, propomo-nos a ver o texto como um dispositivo enunciativo mediante o qual o locutor transforma língua em linguagem. Em termos práticos, pretendemos mostrar como examinar o título, a autoria, o gênero, as partes do texto, sua estrutura etc. em termos de interação e, portanto, de endereçamento dos textos, enriquece a análise ao ir além da fixidez de interpretações estáticas de unidades dinâmicas.
Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.
BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução de Paulo Bezerra. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução direta do russo por Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BAKHTIN, M. Le problème du contenu, du matériau et de la forme dans l'oeuvre littéraire. In: BAKHTIN, M. Esthétique et Théorie du Roman. Paris: Gallimard, 1978.
BAKHTIN, M. Pour une philosophie de l’acte. Trad. de Ghislaine Capogna Bardet. Lausanne: L’Age D’Homme, 2003b.
BRAMBILA, G.; SOBRAL, A.; GONÇALVES, J. C. Dialogia, linguística aplicada e tradução: uma entrevista com Adail Sobral, comentada por Jean Gonçalves. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 13–41, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/16822
CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998.
SOBRAL, A. A filosofia primeira de Bakhtin. Roteiro de leitura comentado. Campinas: Mercado de Letras, 2019.
SOBRAL, A. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos–chave. São Paulo. Editora Contexto, 2005.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. MFL em contexto: algumas questões. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [S. l.], v. 11, n. 3, p. Port. 154-173 / Eng. 160, 2016. DOI https://doi.org/10.1590/2176-457323023
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. O dispositivo enunciativo dos gêneros: uma proposta de didatização. In: BUNZEN, C. Pedagogização dos gêneros no contexto brasileiro: críticas, possibilidades e desafios (org.). Recife: Pipa Comunicação, 2021.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Réplicas à pandemia: reflexões dialógicas. Revista Linguagem & Ensino, 25(3), 93-106, 2023b. DOI https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4556
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, vol. 10, n. 3, jul./set., p. 1076-1094, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/DL23-v10n3a2016-15
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.
VILÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adail Sobral, Karina Giacomelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.