Trabalhar textos da perspectiva da Enunciação

uma proposta teórico-prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-23

Palavras-chave:

Dialogismo, Proposta de análise, Enunciação, Concepção dialógica de linguagem

Resumo

Afirma-se atualmente que o texto é parte de uma interação entre autor e leitor, e não uma unidade independente dessa interação. Ao ler, interagimos com o autor que se dirige a nós, não com a pessoa do autor, mas com a imagem autoral projetada. Mas o que é trabalhar textos da perspectiva da enunciação? Como analisar um texto considerando, dessa perspectiva, os conceitos de interação, relações dialógicas e acento de valor, que estão na base da perspectiva dialógica de enunciação? Em que essa perspectiva altera a descrição, análise e interpretação do texto, tanto em sua materialidade como em sua natureza de parte de um evento discursivo? O que se tem de ver, elencar, discutir, examinar dessa perspectiva? Bakhtin propõe que, ao examinar enunciados, o analista considere a significação da palavra na língua e examine de que maneiras essa significação é apropriada pelos discursos para instaurar sentidos na enunciação. Nesse sentido, propomo-nos a ver o texto como um dispositivo enunciativo mediante o qual o locutor transforma língua em linguagem. Em termos práticos, pretendemos mostrar como examinar o título, a autoria, o gênero, as partes do texto, sua estrutura etc. em termos de interação e, portanto, de endereçamento dos textos, enriquece a análise ao ir além da fixidez de interpretações estáticas de unidades dinâmicas.

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Biografia do Autor

  • Adail Sobral, FURG

    Doutor em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pelo LAEL –PUC/SP.  Professor do PPGL- FURG. Pesquisador PQ 1E – CNPq.

  • Karina Giacomelli, UFPEL

    Doutora em Letras pela UFSM.  Professora do PPGL -UFPEL.

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Publicado

11.06.2024

Como Citar

SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Trabalhar textos da perspectiva da Enunciação: uma proposta teórico-prática. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1823, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-23. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/72438. Acesso em: 10 mar. 2025.