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Uma investigação empírica sobre as Construções de Adjetivo Adverbial e de Advérbio Canônico do inglês norte-americano à luz da Gramática de Construções Baseada no Uso
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-45Palavras-chave:
Construção com Adjetivo Adverbial, Efeito de foco, Gramática de Construções Baseada no Uso, Inglês norte-americanoResumo
O português brasileiro apresenta pelo menos duas construções distintas de modificação verbal: a Construção de Advérbio Canônico (CAC; por exemplo, Pedro falou rapidamente), e a Construção de Adjetivo Adverbial (CAA; por exemplo, Pedro falou rápido). Virgínio et al. (2021) defende a existência de uma diferença discursivo-pragmática entre os dois padrões; argumenta-se que a CAA, mas não a CAC, exige que o modificador verbal seja o elemento mais informativo (foco primário) do enunciado. Neste artigo verifica-se se essa mesma restrição atua no sentido de reduzir a produtividade da CAA do inglês norte-americano (evidenciada em usos como speak slow, por exemplo). Para isso, foi desenvolvido um experimento offline de julgamento de aceitabilidade no qual 28 falantes nativos do inglês norte-americano julgaram sentenças com adjetivos adverbiais (AAs) e sentenças com advérbios canônicos em quatro condições, baseadas em uma combinação de frequência e foco. Os resultados comprovaram que existe diferença significativa na aceitabilidade de enunciados contendo AAs nas condições de foco primário e não-primário (p = 0.003), fornecendo evidências em favor da hipótese de que a CAC do inglês norte-americano também é sensível a fatores discursivo-pragmáticos. No entanto, foi constatado efeito significativo de foco com advérbios canônicos (p = 0.037). Apesar dessa afinidade discursivo-pragmática entre os dois tipos de modificadores verbais, o cálculo de intensidade do efeito apontou efeito moderado de foco para AAs e efeito fraco para advérbios canônicos. No artigo, faz-se uma proposta sistemática de representação da rede construcional da modificação verbal do inglês norte-americano com base nos resultados experimentais obtidos.
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